PROBLEMÁTICAS ACERCA DA PAISAGEM SONORA NOS GAMES

Autores/as

Palabras clave:

paisagem sonora, games, trilha sonora

Resumen

Desenvolver uma paisagem sonora nos games nada mais é do que contribuir para apresentação de um mundo virtual passível de interação, promovendo sentido e imersão da narrativa para com o interagente. Neste recorte, classificaremos a paisagem sonora em duas perspectivas: a primeira como resultado direto das ações sugeridas na narrativa, por isso visualizadas para o interagente (Paisagem sonora tópica) e a segunda como resultado possível da narrativa e não visualizadas para o interagente (Paisagem sonora atópica). Paralelo a isso, analisaremos casos de equívocos apresentados em alguns games e, por meio de um experimento produzido no software Pure-Data-extended, alcançarmos soluções.

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Biografía del autor/a

Fernando Emboaba de Camargo, Unicamp

Doutor em música pelo Instituto de Artes (IA) na Universidade Estadual de Campinas. Mestre em musicologia na Escola de Comunicação e Artes (ECA), na Universidade de São Paulo.  Atua como professor de Artes (Efetivo) na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Professor Doutor na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) ministrando disciplinas de Harmonia, Análise e Estruturação, Atividades Práticas, Orientação de Monografia.

José Fornari, UNICAMP

Pesquisador carreira Pq do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da UNICAMP. Possui 2 PósDocs; um em Síntese Sonora Evolutiva (2004, no NICS) e outro em Modelos computacionais de cognição musical (2007, na Finlândia). Tem Doutorado (2003) e Mestrado (1994) em Processamento de áudio musical (FEEC, UNICAMP). É formado em Música Popular (1994) e Engenharia Elétrica (1990), ambos pela UNICAMP.

Citas

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Publicado

2021-01-28

Cómo citar

CAMARGO, Fernando Emboaba de; FORNARI, José. PROBLEMÁTICAS ACERCA DA PAISAGEM SONORA NOS GAMES. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 185–210, 2021. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/512. Acesso em: 21 nov. 2024.

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