VISIT ERODA

NARRATIVA TRANSMEDIA PROMOCIONAL PARA LA INDUSTRIA DE LA MÚSICA

Autores/as

Palabras clave:

Comunicación, Narrativas, Transmedia, Industria musical, Cultura de fans

Resumen

A partir do estudo de uma campanha criada para divulgar lançamentos fonográficos, são discutidas questões relativas a estratégias transmidiáticas e seus aspectos narrativos, além de sua adequação a um público-alvo específico: fandoms. A indústria musical apresenta possibilidades e desafios específicos para o uso de narrativas transmidiáticas como recurso promocional. Enquanto o público formado por fandoms ativos facilita ações precisas de engajamento, o produto, música, por não ser inerentemente narrativo, requer a aplicação de mecanismos alternativos. A campanha Visit Eroda, promovendo o cantor britânico Harry Styles, apresenta uso eficaz de recursos narrativos e conceituais em uma estratégia transmidiática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Barbara Emanuel, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Design pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Master of Arts in Integrated Design pela Hochschule Anhalt, Alemanha.

Citas

COSCARELLI, Joe. Harry Styles Hits No. 1 With One of the Year’s Biggest Debuts. The New York Times. 03 dez. 2019. Disponível em: https://www.nytimes.com/2019/12/23/arts/music/harry-styles-fine-line-billboard.html. Acesso em: 16 jan. 2020
DUFFETT, M. Understanding fandom: an introduction to the study of media fan culture. New York: Bloomsbury, 2013.
EVANS, E. Transmedia Television: Audiences, New Media, and Daily Life. New York: Routledge, 2011.
HILLS, M. Fan Cultures. London / New York: Routledge, 2002.
HILLS, M. Torchwood’s trans transmedia: Media tie-ins and brand ‘fanagement’. Participations: Journal of Audience & Receptions Studies, v. 9, n. 2, p. 409-428, Nov. 2012.
JENKINS, H. Textual Poachers: Television Fans & Participatory Culture. New York: Routledge, 1992.
JENKINS, H. Convergence? I Diverge. MIT Technology Review, June 2001. Disponivel em: <http://www.technologyreview.com/business/12434/>.
JENKINS, H. Transmedia Storytelling. MIT Technology Review, Jan. 2003. Disponivel em: <http://www.technologyreview.com/news/401760/transmedia-storytelling>. Acesso em: 07 Jul. 2014.
JENKINS, H. Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York: New York University Press, 2006.
JENKINS, Henry. Transmedia Storytelling 101. Confessions of an Aca-Fan: The Official Weblog of Henry Jenkins. 22 mar. 2007. Disponível em: http://henryjenkins.org/2007/03/transmedia_storytelling_101.html. Acesso em: 01 jul. 2014.
JENKINS, H.; GREEN, J.; FORD, S. Cultura da Conexão: Criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
KAUFMAN, Gil. Here's How Harry Styles Pulled Off the Most Viral Marketing Campaign of 2019 For 'Adore You' Video. Billboard. 06 dez. 2019. Disponível em: https://www.billboard.com/articles/columns/pop/8545527/adore-you-harry-styles-viral-campaign. Acesso em: 13 dez. 2019
ROLLI, Bryan. Harry Styles’ ‘Fine Line’ Becomes The First No. 1 Album Of The Next Decade. Forbes. 30 dez. 2019. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/bryanrolli/2020/12/30/harry-styles-fine-line-becomes-the-first-no-1-album-of-the-next-decade/#e375c87504ae. Acesso em: 16 jan. 2020.

Publicado

2021-01-28

Cómo citar

EMANUEL, B. VISIT ERODA: NARRATIVA TRANSMEDIA PROMOCIONAL PARA LA INDUSTRIA DE LA MÚSICA. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 162–184, 2021. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/496. Acesso em: 3 jul. 2024.