Identidade homoafetiva em telenovelas: percepção distinta entre a audiência massiva e a audiência folk

Autores/as

  • Guilherme Moreira Fernandes UFJF
  • Cristina Brandão UFJF

Palabras clave:

Telenovela, Identidade, Homoafetividade.

Resumen

Partimos dos pressupostos teóricos da Folkcomunicação na perceptiva dos Estudos Culturais para analisar os diferentes modos de receber a mensagem midiática por parte de grupos massivos e de audiências específicas, em questões relativas à identidade homoafetiva projetada pelas telenovelas. Com base numa pesquisa de opinião sobre a homossexualidade e num grupo focal, procuramos entender de que modo a representação da homoafetividade na televisão influencia a formação das identidades e dos valores destes grupos. Nessas pesquisas, aponta-se que há uma dicotomia na recepção: enquanto o grupo de cultura contra-hegemônica (folk) formado pelos homossexuais enfatiza a não afetividade entre os casais das diversas tramas da Rede Globo, o grupo massivo, apesar de aprovar os personagens na trama, majoritariamente se coloca contra formas explícitas de afeto, como o beijo entre personagens do mesmo sexo.

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Biografía del autor/a

Guilherme Moreira Fernandes, UFJF

Mestrando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduado em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Bolsista da Pró-reitoria da Pós-Graduação (PROPG) da UFJF.

Cristina Brandão, UFJF

Professora adjunta da Facom/UFJF e do PPGCOM da UFJF. Mestre e Doutora em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO).

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Cómo citar

MOREIRA FERNANDES, Guilherme; BRANDÃO, Cristina. Identidade homoafetiva em telenovelas: percepção distinta entre a audiência massiva e a audiência folk. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 99–125, 2010. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/34. Acesso em: 24 nov. 2024.

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