GESTOR ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS MÓVEIS NA ALFABETIZAÇÃO

Autores/as

  • Valdecira Aparecida Moreira UDS Universidad de Desarrollo Sustentable http://orcid.org/0000-0002-2488-0562
  • Maria Valdete da Silva Bolsoni UDS Universidad de Desarrollo Sustentable http://orcid.org/0000-0002-9568-4454
  • Valdicéia de Cássia da Silva Balbinot UDS Universidad de Desarrollo Sustentable
  • Cleonice Adriana Schmitz dos Santos UDS Universidad de Desarrollo Sustentable
  • Leopoldo Briones Salaza

Palabras clave:

Tecnologia. Alfabetização. Gestor. Aprendizagem

Resumen

Análise de experiência a partir da prática vivenciada, envolvendo o empenho do gestor escolar no uso das tecnologias móveis na alfabetização, em uma escola pública, no município de Colorado do Oeste-Rondônia e pesquisa bibliográfica tendo como aportes teóricos: Branco(2017), Leite (2011), Moreira (1986), Porto (2015), Saviani(2007) Silva(2007), entre outros, justifica-se pelo fato de que a redefinição das estratégias e abordagens formativas e de ensino tomou-se necessária a dois níveis distintos: ambiente de ensino e aprendizagem; concepção das ferramentas de aprendizagem de base tecnológica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valdecira Aparecida Moreira, UDS Universidad de Desarrollo Sustentable

Pedagoga. Professora da rede estadual de Ensino de Rondônia. Especialista em Metodos e Técnicas de Ensino; Gestão Escolar; Mídias na Educação. Mestranda em Ciencias da Educação.

Maria Valdete da Silva Bolsoni, UDS Universidad de Desarrollo Sustentable

Mestranda em Ciências da Educação/UDS

Valdicéia de Cássia da Silva Balbinot, UDS Universidad de Desarrollo Sustentable

Mestranda em Ciências da Educação/UDS

Cleonice Adriana Schmitz dos Santos, UDS Universidad de Desarrollo Sustentable

Mestranda em Ciências da Educação/UDS

Leopoldo Briones Salaza

Prof. Dr. Orientador/UDS

Citas

BRANCO, Marta Roque As Tecnologias de Informação e Comunicação: Novos Suportes Para o Ensino de Literatura, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 229-241, jan.-jun. 2017 – ISSN 1983-3652 DOI: 10.17851/1983-3652.10.1.229-241 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/11453 acesso em 20/10/2017

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009. Disponível em: http://www.thaisabueno.com.br/wp-content/uploads/2015/11/reenha-publicada-jenkins.pdf acessado em 23/10/2017.

LEITE, Alessandra Maria, BARBOZA, Deisi Cristina de Lima, AZEVEDO, Antulio José de A Presença Da Pedagogia Crítico Social Dos Conteúdos Na Prática Docente Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental, Revista Científica Eletrônica de Pedagogia – ISSN: 1678-300X Ano IX – Número 17 – Janeiro de 2011 – Periódicos Semestral disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/6q6M901dVdD0djj_2013-7-10-14-40-46.pdf acessado em 19/10/2017.

LEMOS, André e JOSGRILBERG, Fabio (org.). Comunicação e mobilidade: aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em:

http://poscom.ufba.br/arquivos/livro_Comunicacao_Mobilidade_AndreLemos.pdf, acessado em 31/10/2017.

MAZETTI, Henrique Moreira. Cultura participativa, espetáculo interativo: do “empoderamento” ao engajamento corporativo dos usuários de mídia. Artigo apresentado no Intercom – XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2009/resumos/R14-0611-1.pdf> Acesso em 02 de novembro de 2017

MOREIRA, M. O uso de computador na educação: pressupostos psicopedagógicos. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.4, p. 13-17, 1986. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000085&pid=S1415-4366200200030003000005&lng=pt Acessado em 26/10/2017.

MOURA, A. M. C. A Apropriação do Telemóvel como Ferramenta de Mediação em Mobile Learning: Estudos de Caso em Contexto Educativo. Tese de Doutoramento. Universidade do Minho. 2010. Disponível: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/13183/1/Tese%20Integral.pdf. Acesso novembro de 2017.

PORTO, et al. A produção científica na era das tecnologias móveis e redes sociais. Cristiane Porto, Simone Lucena, Ronaldo Linhares. Edufba. Editora da Universidade Federal da Bahia 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/19293/1/Pesquisa%20e%20mobilidade%20repositorio.pdf. Acessado em 30/10/2017.

SAVIANI, Dermeval, História das idéias pedagógicas no Brasil, Campinas: Autores Associados. 2007. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100016. Acessado em 01/11/2017

SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet. 2000. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/80725539872289892038323523789435604834.pdf Acesso em 19/10/2017.

Publicado

2017-12-18

Cómo citar

MOREIRA, Valdecira Aparecida; VALDETE DA SILVA BOLSONI, Maria; DE CÁSSIA DA SILVA BALBINOT, Valdicéia; ADRIANA SCHMITZ DOS SANTOS, Cleonice; BRIONES SALAZA, Leopoldo. GESTOR ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS MÓVEIS NA ALFABETIZAÇÃO. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 68–76, 2017. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/317. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.