TIPOLOGIAS DA MULHER POPULAR EM DUAS TELENOVELAS DE JOÃO EMANUEL CARNEIRO
DOI:
https://doi.org/10.4322/2179-1465.014Resumen
Este trabalho faz parte de um projeto de doutorado que reflete sobre as especificidades da telenovela na construção midiática do que se entende por mulher popular brasileira em duas telenovelas de João Emanuel Carneiro (Avenida Brasil e A Regra do Jogo). Este artigo faz um recorte, com foco na construção de uma tipologia para essas representações, baseada nas teorias sobre personagens e na realidade sócio histórica brasileira no que diz respeito a classe social e gênero, considerando a relação dialógica entre ficção e realidade e a importância da representação teleficcional para a reprodução e elaboração de imaginários sociais.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Heloísa Buarque de. Consumidoras e heroínas: gênero na telenovela. Revista estudos Feministas, Florianópolis, v.15, n.1 , p. 177-192, jan./abril. 2007.
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho. Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2001.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Fatos e mitos. São Paulo: Difusão europeia do livro, 1970.
BERGER; Peter L..; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2014.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. Tradução: Daniela Kern; Guilherme F. Teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.
BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Tradução: Marcos A. G. Domingues. Porto Alegre, 2001.
CANDIDO, Antonio. A personagem do romance. In: CANDIDO, Antonio; ROSENFELD, Anatol; PRADO, Decio de Almeida; GOMES, Paulo Emílio Salles. A personagem de ficção. São Paulo : Perspectiva, 2014.
CONNELL, Raewyn; PEARSE, Rebecca. Gênero: uma perspectiva global. São Paulo: nVersos, 2015.
DEL PRIORE, Mary. Magia e medicina na Colônia: corpo feminino. In: DEL PRIORE, Mary (org). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. DE GASTADORES A ECONÔMICOS: uma narrativa midiática de transformação do estilo de vida dos segmentos populares em ascensão. XXIII Encontro Anual da Compós, Universidade Federal do Pará, Belém, de 27 a 30 de maio de 2014.
FONSECA, Cláudia. Ser mãe, mulher e pobre. In: DEL PRIORE, Mary (org). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.
FORSTER, Edward Morgan. Aspectos do Romance. São Paulo: Globo, 2005.
FÜRSICH, Elfriede. O problema em representar o Outro: mídia e diversidade cultural. Parágrafo, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 51-61, jan./jun.. 2016.
JOST, François. Compreender a televisão. Porto Alegre, Sulina, 2007.
MOTTER, Maria Lourdes. Ficção e Realidade: A construção do cotidiano na telenovela. São Paulo: Alexa Cultural, Comunicação & Cultura - Ficção Televisiva, 2003.
RONSINI, Veneza Mayora; et al. Os sentidos da telenovela nas trajetórias sociais de mulheres da classe dominante. XXV Encontro Anual da Compós, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, de 7 a 10 de junho de 2016.
SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, n.20, v.2, p. 71-100, jul./dez. 1995.
SKEGGS, Beverley. The moral economy of person production the class relations of self-performance on ‘reality’ television The Sociological Review, n. 57, v. 4, 2009.
SERELLE, Marcio. A guinada dos populares: mídia e vida social no Brasil. XXIII Encontro Anual da Compós, Universidade Federal do Pará, Belém, de 27 a 30 de maio de 2014
SOIHET, Rachel. Mulheres pobres e violência no Brasil Urbano. In: DEL PRIORE, Mary (org). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.
VOGLER, C. A Jornada do Escritor. Tradução: Ana Maria Machado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. [1980] Buenos Aires: las Cuarenta, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .