A cultura do corpo na sociedade do selfie, que corpo é esse no lócus educacional?

Autores/as

  • Nathalie Nunes D. de Castro Universidade Estadual de Feira de Santana-BA
  • Elenise Cristina Pires de Andrade UFES

Palabras clave:

Rede social, Corpo, Educação, Mercado

Resumen

Este artigo é fruto de uma pesquisa feita em redes sociais, mais especificadamente o Facebook, durante quarenta dias com cinco voluntárixs. O foco da pesquisa se concentrou nas timelines dos usuárixs em relação às fotos chamadas de selfie e o modo como essas fotos, para além de um modismo, representam padrões e imposições ao corpo que são projetadas e vendidas por um Mercado altamente lucrativo e complexo. Relacionando como o campo educacional, a pesquisa problematiza como a educação se apropria e se comporta mediante essas novas realidades ligadas aos fenômenos culturais, enquanto produtora e produto desses fenômenos. As bases teóricas fundantes para esta produção partem de diversos autorxs que dialogam sobre identidade e gênero, referenciais teóricos pós-estruturalistas culturais e dos estudos Queer e autorxs que pensam o capitalismo e o Capital.

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Biografía del autor/a

Nathalie Nunes D. de Castro, Universidade Estadual de Feira de Santana-BA

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana-BA, pertencente à turma 04 do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); Pesquisadora com pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB.

Elenise Cristina Pires de Andrade, UFES

Professora adjunta no Departamento de Educação e Mestrado em Educação na Uefs. Mestrado e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp.

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Publicado

2015-06-28

Cómo citar

NUNES D. DE CASTRO, Nathalie; CRISTINA PIRES DE ANDRADE, Elenise. A cultura do corpo na sociedade do selfie, que corpo é esse no lócus educacional?. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 316–328, 2015. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/232. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

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