Transposições do personagem Félix, da telenovela Amor à Vida, para o facebook

Autores/as

  • Rafael Jose Bona Universidade Regional de Blumenau
  • Rafaela Carl Universidade Regional de Blumenau

Palabras clave:

Narrativa transmídia, Telenovela, Facebook, Amor à Vida

Resumen

O artigo teve como objetivo realizar análise da relação entre a televisão e as redes sociais, aplicada ao personagem Félix da telenovela Amor à Vida (2013-2014), e a fanfiction parodiada do referido personagem no Facebook: Félix Bicha Má. A análise contempla os fenômenos de cultura participativa e inteligência coletiva nas experiências de construção de narrativas no ciberespaço, propulsoras de uma nova forma de consumo e criação de conteúdo online. As tramas televisivas, ou fragmentos delas, passam a circular pelas plataformas virtuais, e o público consumidor começa a interferir na telenovela podendo, inclusive, mudar os rumos de personagens e até mesmo da história por meio do poder de expressão que lhes são dados nas redes sociais.

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Biografía del autor/a

Rafael Jose Bona, Universidade Regional de Blumenau

Docente do Departamento de Comunicação da FURB (Universidade Regional de Blumenau) e da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí). Doutorando em Comunicação e Linguagens, da UTP (Universidade Tuiuti do Paraná) – Linha de Pesquisa: Estudos de Cinema e Audiovisual. Graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda (FURB).

Rafaela Carl, Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (FURB).

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Publicado

2015-06-28

Cómo citar

JOSE BONA, R.; CARL, R. Transposições do personagem Félix, da telenovela Amor à Vida, para o facebook. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 252–273, 2015. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/228. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Abordagens Multiplataformas

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