Fraude e Astúcia: a potencialização da transmídia por meio da interdisciplinaridade e da multiplicidade do conceito de design

Autores/as

  • Sérgio Nesteriuk Universidade Anhembi Morumbi

Palabras clave:

Design, Design de Mídias, Designs de Mídias, Transmídia, Narrativa Transmídia

Resumen

O entendimento de um conceito de design que vai além de suas acepções mais convencionais, permite pensar e estabelecer outras relações em seus desdobramentos no campo das mídias digitais. Amparados nas reflexões feitas por Flusser (2007), este texto busca ampliar as noções tradicionalmente associadas ao design, entendendo como necessário o diálogo interdisciplinar com outros campos do saber. Desta forma, é possível pensar não em um design, mas em designs de mídias, cujas estruturas metodológicas favoreçam a incorporação de questões relacionadas a função àquelas já realizadas sobre forma (linguagem) e conteúdo (retórica).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sérgio Nesteriuk, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Docente do PPG em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Líder do DEED, Grupo de Pesquisa “Design, Entretenimento e Educação: Interfaces e Perspectivas” (CNPq)

Citas

ARENDT, Hanna. A condição humana. São Paulo: Forense Universitária, 2001.

BERNARDO, Nuno. Transmedia 2.0: How to Create na Entertainment Brand Using Transmedial Approach to Storytelling. Dublin: Beactive Books, 2014.

BOLTER, Jay; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 2000.

CALLOIS, Roger. Os homens e os Jogos. Lisboa: Cotovia, 1990.

FLUSSER, Vilém. O Mundo Codificado: por uma Filosofia do Design e da Comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2004.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2000.

SANTAELLA, Lucia. Cultura Tecnológica e o Corpo Biocibernético. In: Margem 8, Tecnologia e Cultura, São Paulo, PUC-SP, v.7, p. 33-44, 1999.

_________________. Transmídia Mania. In: MSG – Revista de Comunicação e Cultura, São Paulo, Aberje / Lazuli Editora, nº 10, ano 4, p. 34-35, 2015.

Publicado

2015-06-28

Cómo citar

NESTERIUK, S. Fraude e Astúcia: a potencialização da transmídia por meio da interdisciplinaridade e da multiplicidade do conceito de design. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 7–16, 2015. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/215. Acesso em: 3 jul. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.