Publicação Eletrônica: a linguagem do e-book na hipermídia
Palabras clave:
e-Book, hipermídia, audiovisual, sonoro, multimídiaResumen
O e-Book é um ambiente virtual e os formatos ePub e Daisy são um conjunto de arquivos interconectados, com potencial de utilização de fontes externas de informação, o que os tornam uma hipermídia. O objetivo deste artigo é apresentar os primeiros resultados sobre a utilização do quadro metodológico de planejamento do conteúdo audiovisual na edição de e-Book. Verificou-se que, assim como na web, os formatos ePub e Daisy, e em especial o primeiro, possui o potencial de utilização de recursos audiovisuais que podem fazer do resultado extrapolar a linguagem tradicional do livro impresso, tornando-os multimídia. Surge então o questionamento sobre o papel do editor de e-Book enquanto publicação eletrônica baseado no hipertexto, que assemelha-se com o de um roteirista para hipermídia.Descargas
Citas
BURKE, P. Hibridismo Cultural. Trad. Leila Souza Mendes. São Leopoldo: Unisinos, 2003.
COMPARATO, D. Da Criação ao Roteiro: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2009.
DORFLES, Gillo. Novos Ritos, Novos Mitos. Lisboa: Edições70,
FERREIRA, D. C. M.; PAIVA, J. E. R. O Áudio na Internet: uma orientação aos profissionais de comunicação e de tecnologia. Uberlândia: Edibrás, 2008.
FERREIRA, D. C. M.; PAIVA, J. E. R. O Planejamento de Conteúdo Sonoro para Websites. Intercom, Natal, set. 2010. Disponível em <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/ resumos/R5-2714-1.pdf>. Acesso em Nov 2013.
HORKHEIMER, M.; ADORNO, T.W. A Indústria Cultural: o iluminismo como mistificação de massas. In: LIMA, L.C (org). Teoria da Cultura de Massa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. p. 159-204.
INTERVOX. Projeto MecDaisy. Disponível em < http://intervox.nce.ufrj.br/mecdaisy>. Acesso em 05 abr 2013.
LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
____. O Que é o Virtual? Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
____. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editura 34, 1999.
PAREYSON, L. Os Problemas da Estética. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
RABAÇA, C. A.; BARBOSA, G. G. Dicionário de Comunicação. 3ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
STAPELKAMP, T. Screen- und Interfacedesign: gestaltung und usability für Hard- und Software. Köln, Springer, 2007.
W3C. Web Design and Application. Disponível em <http://www.w3.org/standards /webdesign/>. Acesso em Set 2013.
____. HTML5: a vocabulary and associated APIs for HTML and XHTML. Working draft 24 june 2010. Disponível em: <http://www.w3.org/TR/2010/WD-html5-20100624/>. Acesso em: Ago 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .