A Linguagem Motion Graphics nos Videoclipes Brasileiros

Autores/as

  • Herom Vargas Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Luciano de Souza Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Palabras clave:

motion graphics, videoclipe, MTV, tecnologia digital

Resumen

Com o desenvolvimento das tecnologias digitais de edição, animação e pós-produção, a linguagem motion graphics se configurou como ferramenta criativa nas relações entre som e imagem. Este artigo tem como objetivo identificar e analisar aspectos inovadores da utilização da linguagem motion graphics nos videoclipes de artistas brasileiros, no período de 1990 a 2010. Por meio de categorias de avaliação relacionadas 1) aos softwares de composição visual, 2) à evolução da linguagem do clipe no período e 3) às relações entre música, vídeo e gráficos utilizados, quatro estágios de aplicação criativa dos recursos dessa linguagem nos videoclipes brasileiros foram estabelecidos.

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Biografía del autor/a

Herom Vargas, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutor em comunicação e semiótica, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e autor do livro Hibridismos musicais de Chico Science & Nação Zumbi (Ateliê, 2007).

Luciano de Souza, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Graduado em Rádio e Televisão, Mestre em comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e docente do curso de RTV da mesma universidade.

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Publicado

2013-08-11

Cómo citar

VARGAS, H.; DE SOUZA, L. A Linguagem Motion Graphics nos Videoclipes Brasileiros. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 176–197, 2013. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/134. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Abordagens Multiplataformas