LA CASA DE PAPEL E A MÁSCARA DE DALÍ
DO TEATRO AO CINEMA E À SÉRIE DE TV
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p85-101Keywords:
La Casa de Papel, Máscara de teatro, Dalí, Lecoq, SurrealismoAbstract
O presente trabalho discute, com base na série de TV La Casa de Papel (Netflix, 2017-2020), criada por Álex Pina, o conceito de máscara, aspectos de sua função nas artes e as relações intertextuais tecidas pela série, ao estabelecer diálogos com movimentos artísticos e culturais, que imprimem à narrativa características que a distinguem de outras fórmulas do gênero policial. Um dos símbolos que caracterizam a série é o uso da máscara de Dalí. Para a conceituação de máscara utiliza-se Berthold (2001) e Lecoq (2010); sobre Dalí e o Surrealismo, Dalí e Halsman (1954) e Teles (1986); para composição da linguagem audiovisual, Mercado (2011).
Downloads
References
BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. Trad. Maria Paula V. Zurawski; J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2001.
BRETON, André. Manifesto surrealista. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986. pp. 174-208.
DALÍ, Salvador; HALSMAN, P. Dali’s Mustache. 2ed. Paris: Flammarion, 1994.
FOLHA DE S. PAULO, 18/07/2019. “La Casa de Papel” volta com discurso subversivo e cita manifestações no Brasil. Disponível em: https://bit.ly/3ki1tzA Acesso em 09/10/2020.
FUNDACIÓN DALÍ. Disponível em: https://www.salvador-dali.org/es/fundacion-dali/ Acesso em 05/10/2020.
LA VANGUARDIA. “El robo de bancos como obra de arte”. Barcelona, Cultura, 07/11/2019. Disponível em: https://stories.lavanguardia.com/story/stamp/18492 Acesso em 10/10/2020.
LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. Trad. Marcelo Gomes. São Paulo: Senac-SP/SESC SP, 2010.
MERCADO, Gustavo. O olhar do cineasta. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
MOEHRINGER, J. R. A plena luz. Barcelona: Duomo, 2019.
MONTAÑES, José Ángel. Fundação Gala-Dalí quer desmascarar “A Casa de Papel”. In: EL PAÍS, Cultura, 26/01/2019. Disponível em: https://bit.ly/31sW8hz Acesso em: 07/10/2020.
MOORE, Alan; LLOYD, David. V de Vingança. Barueri, SP: Panini, 2006.
NETFLIX ESPAÑA, Twitter oficial. “Parte 5: El atraco llega a su fin”. Disponível em: https://twitter.com/NetflixES/status/1289214331952025600/photo/1 Acesso em: 07/10/2020.
TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.
VITORIO, Tamires. La Casa de Papel: além de bancos, série roubou a audiência da Netflix. In: Exame, 24/06/2020. Disponível em: https://bit.ly/2IHOb1q Acesso em: 11/10/2020.
VOVOLIS, Thanos. Acoustical masks and sound aspects of ancient greek theatre. In: Revista Brasileira de Estudos Clássicos, v. 25, n.1/2. São Paulo: AnnaBlumme, 2012. Disponível em: https://bit.ly/35kqfbY Acesso em 09/10/2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.