BANDERSNATCH: AN EXPLORATORY STUDY ABOUT AUDIOVISUAL MEDIA CONSUMPTION AND CULTURE OF CONVERGENCE

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O CONSUMO MIDIÁTICO AUDIOVISUAL E A CULTURA DA CONVERGÊNCIA

Authors

  • Juliane Vicente Lopes UFRGS
  • Elisa Reinhardt Piedras

Keywords:

consumo midiático, audiovisual, cultura da convergência, público, Black Mirror: Bandersnatch

Abstract

This article is an analysis of audience interactions with Bandersnatch. The methodology of qualitative approach has an exploratory view, with bibliographical research and empirical study through the observation of posts on Facebook. This article aims to understand the practices of the audience in the digital environment from the results found in the exploratory stage. The theoretical framework concentrates on the culture of convergence and media consumption as conceptual foundations. Finally, the results of the general analysis are: postings typologies, formats, emerging themes and audience profiles.

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Author Biographies

Juliane Vicente Lopes, UFRGS

Mestranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista Capes. Especialista em Teoria e Prática na Formação do Leitor pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Graduada em Letras - Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora de Língua Inglesa, Portuguesa, Redação e Literatura.  Mestranda no Projeto de Pesquisa “Especificidades da recepção da publicidade: como são feitos e o que dizem os estudos brasileiros recentes sobre a relação do público com esse gênero. Membro do grupo de pesquisa "Tecnologia e Ficção" vinculado à Escola de Humanidades da PUCRS. Escritora publicada em antologias e coletâneas pelas editoras: Editora Zouk, Editora Quilombhoje, Elemental Editoração, Editora Metamorfose, Editora Diário Macabro, ASES e Editora Cartola.

Elisa Reinhardt Piedras

Graduada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (2002) e em Artes Visuais/Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2003). Mestre em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), pesquisando “A articulação da publicidade com o mundo social: a constituição do fluxo publicitário nas práticas de produção e de recepção”; foi bolsista da Capes. Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), desenvolvendo tese sobre “Publicidade, imaginário e consumo: anúncios no cotidiano feminino”. Realizou intercâmbio na Universidad de Extremadura / Espanha na área de Design (2002), com bolsa da AECI; e Estágio de Doutorado no Exterior na Universidade Paris V - Sorbonne (2007), com bolsa da Capes. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o Projeto de Pesquisa “Especificidades da recepção da publicidade: como são feitos e o que dizem os estudos brasileiros recentes sobre a relação do público com esse gênero.

References

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Published

2019-09-26

How to Cite

VICENTE LOPES, J.; REINHARDT PIEDRAS, E. BANDERSNATCH: AN EXPLORATORY STUDY ABOUT AUDIOVISUAL MEDIA CONSUMPTION AND CULTURE OF CONVERGENCE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O CONSUMO MIDIÁTICO AUDIOVISUAL E A CULTURA DA CONVERGÊNCIA. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 27–53, 2019. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/451. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê Especial - Cocriação de conteúdo transmídia sulamericano