Mineração de Dados e Big Data na Educação
DOI:
https://doi.org/10.4322/2179-1465.0901004Keywords:
Mineração de Dados. Big Data. Dados. Educação.Abstract
O presente artigo apresenta uma análise de conceitos e utilidades que perpassam a Mineração de Dados (Data Mining) e Big Data, com o objetivo de demonstrar as consequências das aplicações desses dois pilares tecnológicos da atualidade no campo da educação. Nesta pesquisa é possível verificar que os autores fazem relatos de aplicações de Data Mining e Big Data na educação. Para isso, foram consultados livros, artigos científicos e reportagens que enfocam os conceitos propostos. O ponto central deste artigo é mostrar exemplos reais de aplicações de Mineração de Dados e Big Data na educação, bem como apresentar as vantagens de se armazenar grandes quantidades de dados e posteriomente tratá-los com a metodologia de Busca de Conhecimento em Banco de Dados (KDD). Por exemplo, em busca de melhor compreender o comportamento dos estudantes e a maneira como os mesmos aprendem, o trabalho efetuado por pesquisadores em Mineração de Dados educacionais tem investido no uso e na melhoria de técnicas de mineração de dados para obter conhecimentos úteis a partir desses dados. Tais conhecimentos podem servir de apoio para a melhoria das práticas em educação à distância ou presencial, além de ser uma importante ferramenta para viabilizar a personalização do ensino.
Downloads
References
BAKER, Ryan Shaun Joazeiro de.; ISOTANI, Seiji; CARVALHO, Adriana Maria Joazeiro Baker de. Mineração de Dados Educacionais: Oportunidades para o Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 19, Número 2, 2011. Disponível em: < http://br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/1301>. Acesso em: 31 mar. 2018.
BARBOSA, Anabela Aparecida Silva; CARVALHO, Rafael Nink de; ANDRADE, Fábio Santos. Mineração de Dados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Aportes para a Pesquisa em Educação a Distância. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju – v.6, n.1, p. 125-136, 2017. Disponível em: < https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/viewFile/4347/2421 >. Acesso em: 30 mar. 2018.
CÔRTES, Sérgio da Costa; PORCARO, Rosa Maria; LIFSCHITZ, Sérgio. Mineração de Dados – Funcionalidades, Técnicas e Abordagens. PUC-RioInfMCC10/02, 2002. Disponível em: < ftp://obaluae.inf.puc-rio.br/pub/docs/techreports/02_10_cortes.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2018.
COSTA, Evandro; BAKER, Ryan S. J. d.; AMORIM, Lucas; MAGALHÃES, Jonathas; MARINHO, Tarsis. Mineração de Dados Educacionais: Conceitos, Técnicas, Ferramentas e Aplicações. Jornada de Atualização em Informática na Educação – JAIE 2012. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/pie/article/view/2341>. Acesso em: 30 mar. 2018.
DIAS, Robson dos Santos. Caracterização do Learning Analytics na Educação a Distância. Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2017. Disponível em: < editora.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/download/312/145>. Acesso em: 01 abr. 2018.
ENOMURA, Bianca Yuki. Bem-vindo à era do Big Data. Superinteressante. 2014. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/133419/BIG%20DATA%20-%20Superinteressante.pdf?sequence=1 >. Acesso em: 30 mar. 2018.
GRINBERGAS, Daniella. Como o Big Data pode ser usado na educação: Como o uso de técnicas de análise de dados, escolas podem mapear o desempenho de seus alunos e melhorar a gestão administrativa, controlando problemas como a evasão. Revista Educação, edição 223, 2015. Disponível em: <http://www.revistaeducacao.com.br/como-o-big-data-pode-ser-usado-na-educacao/>. Acesso em: 01 abr. 2018.
GULATI, Pooja; SHARMA, Archana. Educational Data Mining for Improving Educational Quality. IRACST – International Journal of Computer Science and Information Technology & Security, vol. 2, n.3, 2012. Disponível em: < https://ijcsits.org/papers/Vol2no32012/26vol2no3.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2018.
HAN, Jiawei; KAMBER, Micheline; PEI, Jian. Data Mining: Concepts and Techniques. 3rd ed. Morgan Kaufmann Publishers, 2012.
ISHWARAPPA, Kalbandi; ANURADHA, J. A Brief Introduction on Big Data 5Vs Characteristics and Hadoop Technology. Procedia Computer Science 48 (2015) 319 – 324. Disponível em: < https://ac.els-cdn.com/S1877050915006973/1-s2.0-S1877050915006973-main.pdf?_tid=8eb0d6ca-7ece-4d36-b76b-03cf10654ccf&acdnat=1522445220_657207b92e29654f47743e0cfee4d786 >. Acesso em: 30 mar. 2018.
JINDAL, Rajni; BORAH, Malaya Dutta. A Survey on Educational Data Mining and Research Trends. International Journal of Database Management Systems, vol. 5, n.3, 2013. Disponível em: <http://airccse.org/journal/ijdms/papers/5313ijdms04.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2018.
KRPAN, Divna; STANKOV, Slavomir. Educational Data Mining for Grouping Students in E-learning System. Proceedings of the ITI 2012 34th Int. Conf. on Information Technology Interfaces, 2012. Disponível em: < http://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?arnumber=6308006>. Acesso em: 31 mar. 2018.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª Edição. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2003.
MASCARENHAS, Leonardo N.; PILAN, José Rafael. A Utilização do “Big Data Analytics” na Educação. 5ª Jornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu, 2016. Disponível em: < http://www.fatecbt.edu.br/ocs/index.php/VJTC/VJTC/paper/viewFile/734/914>. Acesso em: 01 abr. 2018.
MERKER, Júlia. Seis cursos de Big Data em faculdades. Baguete, 2014. Disponível em: < https://www.baguete.com.br/noticias/11/07/2014/seis-cursos-de-big-data-em-faculdades>. Acesso em: 01 abr. 2018.
MOUTINHO, Sofia. Quanta informação há no mundo? Ciência Hoje. 2011. Disponível em: < http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/1487/n/quanta_informacao_ha_no_mundo>. Acesso em: 30 mar. 2018.
NITHYA, P.; UMAMAHESWARI, A.; UMADEVI, A. A Survey on Educational Data Mining in Field of Education. International Journal of Advanced Research in Computer Engineering & Technology (IJARCET), Vol. 5, 2016. Disponível em: < http://ijarcet.org/wp-content/uploads/IJARCET-VOL-5-ISSUE-1-69-78.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2018.
OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de. T.I.C.: Tecnologias da Informação e da Comunicação. São Paulo: Érica, 2003.
PATRICIO, Thiago Seti. Ferramenta Para Mineração de Regra de Associação Web. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Banco de Dados) – Faculdade de Tecnologia de Lins Prof.º Antonio Seabra – Lins – SP. Disponível em: < http://fateclins.edu.br/v4.0/informacoesTrabalhoGraduacaoAluno.php?idTG=197>. Acesso em: 30 mar. 2018.
PRAKASH, B. R.; HANUMANTHAPPA, M.; KAVITHA, Vasantha. Big Data in Educational Data Mining and Learning Analytics. International Journal of Innovative Research in Computer and Communication Engineering, vol. 2, Issue 12, 2014. Disponível em: <http://www.rroij.com/open-access/big-data-in-educational-data-mining-andlearning-analytics.pdf >. Acesso em: 01 abr. 2018.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª edição. Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul: Universidade Feevale, 2013.
RANGRA, Kalpana; BANSAL, K. L. Comparative Study of Data Mining Tools. International Journal of Advanced Research in Computer Science and Software Engineering. 2014. Disponível em: < https://pdfs.semanticscholar.org/dd3c/89280a078131cd2bc1be6c3c6db2bc38c58f.pdf> Acesso em: 30 mar. 2018.
SAAS, Amjad Abu. Educational Data Mining & Students’s Performance Prediction. International Journal of Advanced Computer Science and Applications, vol. 7, n.7, 2016. Disponível em: < https://thesai.org/Downloads/Volume7No5/Paper_31-Educational_Data_Mining_Students_Performance_Prediction.pdf >. Acesso em: 31 mar. 2018.
SCAICO, Pasqueline Dantas; QUEIROZ, Ruy José G. B. de; SCAICO, Alexandre. O conceito big data na educação. 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2014) – 20º Workshop de Informática na Escola (WIE 2014). Disponível em: < http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/3115>. Acesso em: 30 mar. 2018.
SIN, Katrina; MUTHU, Loganathan. Application of Big Data in Education Data Mining and Learning Analytics – A Literature Review. ICTACT Journal on Soft Computing: Special Issue on Soft Computing Models for Big Data, vol. 5, 2015. Disponível em: < http://ictactjournals.in/paper/IJSC_V5_I4_paper6_1035_1049.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2018.
SRIVASTAVA, Jaya; SRIVASTAVA, Abhay Kumar. Data mining in education sector: a review. International Journal of Advanced Networking Applications, Special Conference Issue, National Conference on Current Research Trends in Cloud Computing & Big Data, p. 184–190, 2013. Disponível em: < https://pdfs.semanticscholar.org/d91e/ee207844e8d3a2dfc7308fa243bbc1a8a3ae.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.