Audiovisual de não-ficção como conteúdo de marca: o caso do filme em 360 graus Amazônia adentro.

Authors

  • Lilian Solá Santiago Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio http://orcid.org/0000-0002-2345-2654
  • Almir Almas Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.4322/2179-1465.018

Keywords:

audiovisual, novas mídias, vídeo

Abstract

O conteúdo de marca, conhecido como branded content, é o entretenimento feito não por um artista, mas por uma marca, vem se constituindo como espaço privilegiado para a recente inserção de filmes de não ficção em 360 graus no mercado audiovisual. Para subsidiar o entendimento de como se insere atualmente o filme de não ficção em 360 graus como conteúdo de marca, analisaremos brevemente o pacote criativo e a narrativa de Amazônia adentro, realizado pela organização transnacional sem fins lucrativos Conservação Internacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lilian Solá Santiago, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

É Mestre em Integração da América Latina (2005) pela Universidade de São Paulo - USP e possui Graduação em História (1998), também pela USP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Realização Cinematográfica e audiovisual (Produção, Direção e Roteiro). Atua com formatos e suportes tais como cinema e vídeo e instalações multimídias. Em suas pesquisas e projetos artísticos, destacam-se temas ligados à Antropologia das Populações Afro-brasileiras. Cineasta e documentarista, dirigiu vários filmes documentários ganhadores de importantes prêmios no Brasil e no Exterior. Professora do Ensino Superior de Cinema, atua como professora-cineasta no Curso de Cinema do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), em Salto - SP, desde 2010, onde coordena e orienta a realização de filmes de curta metragem da Kimera Filmes, produtora experimental do Curso. Em Salto, também organiza o Curta Salto - Festival de Cinema de Salto, que está em sua quarta edição. Em 2014, foi uma das ganhadoras da Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros, com o projeto multimídia "Casa da Memória Negra de Salto", um documentário expandido para inserção da história e cultura afro-brasileira na exposição permanente do Museu da Cidade de Salto Ettore Liberalesso, Como pesquisadora, participa do Lab-Arte-Mídia (Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais), na ECA-USP, sob coordenação do Professor Doutor Almir Almas, desde 2017.

Almir Almas, Universidade de São Paulo - USP

Professor Doutor, Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa LabArteMidia Professor livre docente da Universidade de São Paulo.

References

ALMAS, ALMIR. Televisão digital terrestre: padrões, modelos e sistemas. São Paulo, Alameda, 2013.

BRITZ, Iafa. Pitching: como apresentar um projeto às distintas partes interessadas. Curso de capacitação para produtores audiovisuais. Seminários Técnicos no Brasil, México e Argentina. Junho-Setembro/2009. Apostila do curso oferecido pelo Centro Latinoamericano de Treinamento e Assessoria Audiovisual, 2009.

CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL. Amazônia adentro. [Filme-vídeo] Youtube, 2017. 11 min. Disponível em <https://goo.gl/o94zXd>. Acessado em: 15/06/2017.

CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL. Conservação Internacional e SC Johnson se unem para proteger 4.046 hectares da Amazônia. Disponível em <https://goo.gl/axT1Df>. Acessado em 22/06/2017.

CONSERVATION INTERNATIONAL. Behind the scenes of Under the canopy. [Filme-vídeo] Youtube, 2017. 3:30 min. Disponível em <https://goo.gl/tue8Cu>. Acessado em: 26/06/2017.

CONSERVATION INTERNATIONAL. Under the canopy. [Filme-vídeo] Youtube, 2017. 11 min. Disponível em <https://goo.gl/Qcq34E>. Acessado em: 15/06/2017.

MACARTHUR FOUNDATION. Conservation and Sustainable Development. Disponível em < https://goo.gl/34VSvG>. Acessado em 27/06/2017.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário; tradução Monica Saddy Martins. Campinas: Papirus, 2005

RUSSO, Francisco. Cinema em realidade virtual a nova fronteira. [S.I] Adoro Cinema, 2017. Disponível em <https://goo.gl/hgyDWz>. Acessado em: 17/06/2017.

SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo, Cosac Naify, 2006.

YURI, Débora. Digital Branded Content: tempo de contar histórias. Revista Proxxima. São Paulo, SP, Grupo Meio e Mensagem, Número 16 p. 33-40. Março, 2010.

Published

2018-11-20

How to Cite

SANTIAGO, L. S.; ALMAS, A. Audiovisual de não-ficção como conteúdo de marca: o caso do filme em 360 graus Amazônia adentro. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 107–116, 2018. DOI: 10.4322/2179-1465.018. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/337. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Espaço Convergente

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.