A agenda da diversidade na cultura pop: o apelo feminista das séries televisivas Supergirl e Agente Carter
DOI:
https://doi.org/10.4322/2179-1465.0901006Keywords:
Histórias em quadrinhos, Narrativas seriadas televisivas, Diversidade, Feminismo, Supergirl e Agente CarterAbstract
Este artigo discute o apelo feminista das séries televisivas Supergirl e Agente Carter, protagonizadas por super-heroínas mulheres e criadas a partir de personagens oriundas de histórias em quadrinhos. O trabalho aborda as transformações pelas quais vêm passando os campos do audiovisual e dos quadrinhos, com a valorização de uma agenda em favor da diversidade que opera como resposta a uma demanda colocada à produção simbólica que é própria do tempo presente. Busca-se compreender, em Supergirl e Agente Carter, o modo como a construção das protagonistas nos episódios piloto de cada série dá a ver um discurso feminista.
Downloads
References
CANCLINI, Nestor. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.
JOST, François. Do que as séries americanas são sintoma?. São Paulo: Sulina, 2012.
KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. São Paulo: Edusc, 2001.
PALLOTINI, Renata. Dramaturgia: A Construção do Personagem. São Paulo: Ática, 1989
LOURO, Guacira. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1997
SCOTT, Joan. Gender: a useful category of historical analyses. Gender and the politics of history. New York, Columbia University Press. 1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.