Overview of emerging business models of open digital TV

Authors

  • Felippe Souza de Lima UNESP
  • Danilo Leme Bressan UNESP
  • Francisco Rolfsen Belda UNESP
  • Gisleine Fátima Durigan UNESP
  • Matheus Monteiro de Lima UNESP

Keywords:

Televisão, Modelo de Negócios, Multiplataforma

Abstract

This article aims to describe emerging business models applied to open digital TV. From an exploratory research, the work presents the actual reality of open television and its business models. Subsequently, an empirical mapping is made, thus seeking new opportunities for revenue generation in audiovisual commercialization, considering new technological resources that were provided by the digitization of open television. Finally, cases are presented, demonstrating ways in which television broadcasters can generate additional multi-platform content and strategic deployments designed to capture revenue through these emerging business models.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Felippe Souza de Lima, UNESP

Mestrando em Televisão Digital: Informação e Conhecimento (UNESP), na linha Gestão da Informação e Comunicação para Televisão Digital.

Danilo Leme Bressan, UNESP

Mestrando em Televisão Digital: Informação e Conhecimento (UNESP), na linha Gestão da Informação e Comunicação para Televisão Digital.

Francisco Rolfsen Belda, UNESP

Doutor em Engenharia de Produção (EESC-USP), docente permanente e membro do conselho do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento.

Gisleine Fátima Durigan, UNESP

Mestranda em Televisão Digital: Informação e Conhecimento (UNESP), na linha Gestão da Informação e Comunicação para Televisão Digital.

Matheus Monteiro de Lima, UNESP

Mestrando em Televisão Digital: Informação e Conhecimento (UNESP), na linha Gestão da Informação e Comunicação para Televisão Digital.

References

ALENCAR, Marcelo Sampaio. Televisão Digital. São Paulo: Editora Érica, 2011.

ANDERSON, Chris. Free: grátis: o futuro dos preços. Trad. Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

AMORIM, Edgar R. Década de 50: época da criatividade, da improvisação e do esforço “ao vivo”. Centro Cultural de São Paulo, 2008.

CANNITO, Newton. A televisão na era digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócio. São Paulo: Summus, 2010.

CORREIO BRAZILIENSE. “TV por assinatura chega a 18,02 milhões de clientes, crescimento de 11%”. Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2014/02/07/internas_economia, 411711/tv-por-assinatura-chega-a-18-02-milhoes-de-clientes-crescimento-de-11.shtmll>. Acesso em: 27 de Março de 2014.

CRUZ, Renato. TV digital no Brasil. São Paulo, ed. Senac, 2008.

FILHO, F. Machado. TV Digital aberta no Brasil: desafios ao modelo de negócios. São Paulo: UMESP, 2010.

FOLHA DE SÃO PAULO. SBT fatura R$ 100 mi com sucesso de 'Carrossel'. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1172558-sbt-fatura-r-100-mi-com-sucesso-de-carrossel.shtml>. Acesso em: 02 de maio de 2014.

FOLHA DE SÃO PAULO. TV a cabo no Brasil cresce 25% em fevereiro, com 16,7 milhões de assinantes. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1250148-tv-a-cabo-no-brasil-cresce-25-em-fevereiro-com-167-milhoes-de-assinantes.shtml>. Acesso em: 27 de Março de 2013.

FOLHA DE S. PAULO. “Vendas de smartphones e tablets crescem mais que 100% em

”. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/01/1391973-vendas-de-smartphones-e-tablets-cresceram-mais-que-100-em-2013.shtml>. Acesso em: 27 de Março de 2014.

G1. “Acessos à internet banda larga no Brasil chegam a 145 milhões”. Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/04/acessos-internet-banda-larga-no-brasil-chegam-145-milhoes.html >. Acesso em: 01 de maio de 2014.

OLIVEIRA SOBRINHO, J.B.de. O Livro do Boni. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2011.

RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I.; ROXO, M. (orgs.). História da televisão no Brasil.São Paulo: Contexto, 2010.

ROSA, Almir Antônio. Televisão digital terrestre: sistemas, padrões e modelos. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). São Paulo, 2005.

TAVARES, Walkyria M.L. Implantação da Televisão Digital no Brasil. Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados, 2001. Disponível em:<http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/1316/implantacao_televisao_tavares. pdf?sequence=3>. Acesso em: 10 de Janeiro de 2014 .

TEIXEIRA, Lauro. Televisão Digital – Interação e usabilidade. Goiânia: Ed.UCG, 2009.

TELA VIVA NEWS. “SBT lança comercialmente a sua plataforma interativa”.

Disponível em: <http://www.telaviva.com.br/13/12/2011/sbt-lanca-comercialmente-a-sua-plataforma interativa/tl/253840/news.aspx>. Acesso em: 02 de maio de 2014.

Published

2015-12-11

How to Cite

SOUZA DE LIMA, F.; LEME BRESSAN, D.; ROLFSEN BELDA, F.; FÁTIMA DURIGAN, G.; MONTEIRO DE LIMA, M. Overview of emerging business models of open digital TV. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 183–196, 2015. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/246. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Abordagens Multiplataformas