Content design as a methodology for producing fantastic narrative

Authors

  • Marcos Vinícius Weber Feijó Unochapecó
  • Dafne Pedroso Unochapecó

Keywords:

design de conteúdo, narrativa, metodologia

Abstract

This article theorizes about design methodologies from the field of design that can be applied to different writing techniques in order to understand, reflect and generate tools for content design. Intertwining theories of the interpretation of contents and narratives of the areas of games, webdesign, literature, audiovisual, advertising and instructional, as well as empirical data, we tried to conceive a conceptualization about content design. In the end, the use of projective methods in the production of a fantastic narrative is reported.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcos Vinícius Weber Feijó, Unochapecó

Graduado pelo curso de Design Visual da Unochapecó.

Dafne Pedroso, Unochapecó

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013), com Doutorado Sanduíche no Institut de recherche sur le cinéma et l’audiovisuel - Sorbonne Nouvelle - Paris III (bolsa Capes PDSE | 2012). Professora titular dos cursos de Produção Audiovisual, Design Visual e de Produto, Design de Moda, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unochapecó. Participa do Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Mídia Cidadã e do grupo de pesquisa em Comunicação e Processos Socioculturais, na mesma instituição.

References

AMARAL, Adriana. Autonetnografia e inserção online: o papel do pesquisador-insider nas práticas comunicacionais das subculturas da Web. Unisinos: Revista Fronteiras - estudos midiáticos, 2009.

CEIA, Carlos. Horizonte de Expectativas (Erwartungshorizont). E-dicionário de termos literários, 2010. Disponível em: http://migre.me/mDYKd

FERRONATO, Thiago. Entrevista online concedida à Marcos Vinícius Feijó.

/10/2014

Government Service Design Manual. Autor Desconhecido. Acessado em: 03/11/2014. Disponível em: https://www.gov.uk/service-manual/the-team/content-designer.html

INWOOD, Michael. Dicionário Heidegger. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

MCSILL, James. 5 Lições de Storytelling. São Paulo: DVS, 2013.

O Poder Do Mito - A saga do herói - Joseph Campbell. Vídeo do YouTube. Postado por “Elias Ribeiro”. 28 de maio de 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C_wuZnoP6NY.

Padma Gillen, Content designer. Vídeo do YouTube. Postado por “Government Digital Service”. 11 de setembro de 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kUlL1AU_CO0

SANTAELLA, Lucia. Mapa do jogo: a diversidade cultural dos games. São Paulo: Cengage, 2009.

SPOHR, Eduardo. Nerdcast 379 - Literatura Fantástica Brasileira. 2013. Acessado em setembro de 2014. Disponível em: http://nerdcast.com.br

FIELD, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

TEIXEIRA, José Carlos Inocente. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, 2010.

VOGLER, Christopher. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores; tradução de Ana Maria Machado - 2 ed. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2006.

Published

2015-06-28

How to Cite

VINÍCIUS WEBER FEIJÓ, M.; PEDROSO, D. Content design as a methodology for producing fantastic narrative. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 101–124, 2015. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/220. Acesso em: 3 jul. 2024.