The Influence of Interaction Design and Transmission in the Commercial Sphere of Brazilian Open Television

Authors

  • Heitor Pinheiro de Rezende Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Vânia Ribas Ulbricht Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract

Brazilian open television corporations make a great effort to follow the transformation of contemporary communication influenced by the emergence of the internet. In this way, they increasingly condition the transmission of their content to the online scenario, aiming, through a transmedia narrative, to maintain a tenuous relationship with viewers and Internet users. For this purpose, they use the navigation devices of the Interaction Design that are used in the systems of websites and applications used in this process. As a consequence of this activity, it instigates a new commercial practice in the market that increases the profits of companies that adapt to this innovation. In order to evaluate this tendency, it is proposed in this article bases on Interaction, Transmission, Hypermedia and Crossmedia Design, as well as to adopt the Superstar program of Rede Globo, which uses the aforementioned resources in its communication process and innovates the method of commercial space offerings.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Heitor Pinheiro de Rezende, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCOS/PUC-SP). Mestre em Design e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo (2009). Atua como professor da Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo e Universidade de Salvador (UNIFACS).

Vânia Ribas Ulbricht, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). É pesquisador da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) e presta serviço voluntário na Universidade Federal de Santa Catarina no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PROFESSOR PERMANENTE). É bolsista do CNPq na modalidade DTI-A, para o período de 01/01/2014 a 31/12/2015. Lider do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas.

References

ALMEIDA, Marcus e ROSA, Pricila. Internet, Intranet e redes corporativas. São Paulo: Brasport Livros e Multimídia Ltda, 2000.

ARNAUT, Rodrigo; NOGUEIRA, Fernanda, et al. Era transmídia. Revista Geminis, Ano 2 - n. 2, 2011. p. 259 – 275. Disponível em: <http://www.revistageminis.ufscar.br

/index.php/geminis/article/view/93/pdf>. Acesso em: 01 de jul. 2014.

BARKHUUS, Louise; CAUCHI, Mikkel; PRUZAN, Rebecca, et al. Cross-Media Under Surveilance. Disponível em: <http://www.it-c.dk/barkhuus/echelon.pdf>. Acesso em: 01 de jul. 2014.

BONSIEPE, Gui. Design do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.

Facebook. Disponível em: <http://www.facebook.com.br/>. Acesso em: 02 de jul. 2014.

Folha de São Paulo Online. Acesso à internet no Brasil cresce, mas 53% da população ainda não usa a rede. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/05/1279552-acesso-a-internet-no-brasil-cresce-mas-53-da-populacao-ainda-nao-usa-a-rede.shtml>. Acesso em: 02 de jul. 2014.

Folha de São Paulo Online. Audiência das emissoras. Disponível em: <http://f5.folha.uol.com.br/televisao/2014/06/1469847-record-foi-a-emissora-que-mais-perdeu-audiencia-com-o-inicio-da-copa-do-mundo.shtml>. Acesso em: 02 de jul. 2014.

F5. Número de internautas no Brasil ultrapassa 100 milhões, segundo Ibope. Disponível em: http://f5.folha.uol.com.br/colunistas/ricardofeltrin/2013/10/1358003-projecao-aponta-2013-como-pior-ano-da-globo-em-ibope.shtml. Acesso em: 02 de jul. 2014.

Globo Comunicação e Participações Investor Relations. Disponível em: < http://globoir.globo.com/>. Acesso em: 15 abr. 2014.

Globo. Divisão de Planejamento de Marketing. Depto. Planejamento Rede. Programa Superstar. Disponível em: <http://comercial.redeglobo.com.br/planos_comerciais_rede/publicacao/superstar.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2014.

Globo.com. Você é o jurado! Baixe o aplicativo do SuperStar e se prepare para votar! Disponível em: <http://gshow.globo.com/programas/superstar/Participe/noticia/2014/03/voce-e-o-jurado-baixe-o-aplicativo-do-superstar-e-se-prepare-para-votar.html>. Acesso em: 28 jul. 2014.

Google Trends. Resultado da banda Malta no Google. Disponível em: <http://www.google.com.br/trends/hottrends#pn=p18>. Acesso em: 29 jul. 2014.

Grupo de Mídia de São Paulo. Estudos Marplan/EGM e IBOPE Media. Disponível em: < http://midiadadosrdp.digitalpages.com.br/html/reader/119/15659>. Acesso em: 04 de jul. 2014.

Gshow. É campeã! Malta conquista 74% dos votos e vence o SuperStar. Disponível em: <http://gshow.globo.com/programas/superstar/O-programa/noticia/2014/07/

malta-conquista-74-dos-votos-e-vence-o-superstar.html>. Acesso em: 28 jul. 2014.

HIPÓLITO, Leandro. Diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais. Disponível em: <http://www.meionorte.com/leandrohipolito/diferenca-entre-redes-sociais-e-midias-sociais-167437.html>. Acesso em: 29 jul. 2014.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em: 29 jul. 2014.

IBOPE. Audiência do programa Superstar. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/pt-br/Paginas/home.aspx>. Acesso em: 29 jul. 2014.

IBOPE. Investimento publicitário em 2013. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/pt-br/conhecimento/TabelasMidia/investimentopublicitario/Paginas/MEIOS-DE-COMUNICA%C3%87%C3%83O---1%C2%BA-SEMESTRE-2013.aspx>. Acesso em: 02 jun. 2014.

NIELSEN. Número de pessoas com acesso à internet no Brasil supera 120 milhões. Disponível em:< http://www.nielsen.com/br/pt/press-room/2014/Numero-de-pessoas-com-acesso-a-internet-no-Brasil-supera-120-milhoes.html>. Acesso em: 02 jun. 2014.

IBOPE. Investimentos publicitários – 1º semestre de 2014 em 2013. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/pt-br/conhecimento/Infograficos/Paginas/Investimentos-Publicitarios-1-Semestre-de-2014.aspx>. Acesso em: 02 jun. 2014.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

JUNGBLUT, Airton Luiz. A heterogenia do mundo on-line: algumas reflexões sobre

virtualização, comunicação mediada por computador e ciberespaço. Porto Alegre: Horizontes Antropológicos, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ha/

v10n21/20621.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2014.

KRIPPENDORFF, Klaus. Design Centrado no ser humano: Uma necessidade cultural. São Paulo: Estudos em Design, 2000. Disponível em: < http://periodicos.anhembi.br/arquivos/Hemeroteca/Periodicos_MO/Estudos_em_Design/107170.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2014.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1997.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 1998.

LEÃO, Lucia. O labirinto da hipermídia. Arquitetura e navegação no ciberespaço.São Paulo: Editora Iluminuras Ltda. 1999.

LEÃO, Lucia. Os sistemas hipermidiáticos e a construção da complexidade. Artigo. 1999.

Meio & Mensagem. Globo fatura R$ 14,6 bilhões em 2013. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2014/03/26/Globo-fatura-14-6-bilhoes-em-2013.html>. Acesso em: Acesso em: 02 ago. 2014.

Meio & Mensagem. J&F compra cotas do Superstar. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2014/03/06/JF-compra-cotas-do-SuperStar.html>. Acesso em: Acesso em: 02 ago. 2014.

Memorial Globo. Disponível em: <http://memoriaglobo.globo.com/institucional/

cronologia.htm>. Acesso em: 28 jul. 2014.

Memorial Globo. Globo.com e G1. Disponível em: <http://memoriaglobo.globo.com

/institucional/cronologia/2006/lancamento-do-portal-g1.htm>. Acesso em: 28 jul. 2014.

MOURA, Mônica. A interatividade no design de hipermídia. Trabalho apresentado no 7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Paraná, 2006.

MOURA, Mônica. O design de hipermídia – Dissertação de Mestrado – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003.

PINHEIRO, Mauro. Autoria e Comunicação no Design de Interação. Artigo. 8 Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008.

PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de interação – Além da interação homem-computador: São Paulo: Editora Bookman, 2005.

Rede Globo de Televisão. Disponível em: <http://redeglobo.globo.com/>. Acesso em: 28 jul. 2014.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2004.

SAFFER, Dan. A definition of interaction Design. Disponível em: <http://www.odannyboy.com/blog/archives/001000.html>. Acessado em: 21 jan. 2015.

SAFFER, Dan. The role of Metaphor in Interaction Design. Artigo. Disponível em: <http://www.odannyboy.com/portfolio/thesis/saffer_thesis_paper.pdf>. Acessado em: 21 jan. 2015.

Site oficial do Programa Superstar. Disponível em: <http://gshow.globo.com/programas/superstar/index.html>. Acesso em: 28 jul. 2014.

Sobre o grupo J&F. Disponível em: <http://www.bancooriginal.com.br/site/Sobre-o-Grupo-J-e-F.aspx>. Acesso em: Acesso em: 28 jul. 2014.

Programa Superstar. Disponível em: <http://gshow.globo.com/programas/superstar/

index.html>. Acesso em: 28 jul. 2014.

ULBRICHT, Vânia, BUGAY, Edson. Hipermídia. Florianópolis – Santa Catarina: Bookstore Livraria Ltda, 2000.

ULBRICHT, Vânia Ribas. Ambientes adaptativos: trilhando novos caminhos para a hipermídia. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2006.

Universo Online - UOL. Após vencer “SuperStar”, banda Malta domina Top 10 do iTunes no Brasil. Disponível em: <http://musica.uol.com.br/

noticias/redacao/2014/07/11/apos-vencer-superstar-banda-malta-domina-top-10-do-itunes-no-brasil.htm>. Acesso em: 29 jul. 2014.

Universo Online - UOL Tecnologia. Número de internautas no Brasil ultrapassa 100 milhões, segundo Ibope. Disponível em: <http://tecnologia.uol.com.br/

noticias/redacao/2013/07/10/numero-de-internautas-no-brasil-ultrapassa-100-milhoes-segundo-ibope.htm>. Acesso em: 21 mai. 2015.

ZenithOptimedia. Disponível em: <http://www.zenithoptimedia.com/

wp-content/uploads/2013/07/Top-30-Global-Media-Owners-2013-28_5.pdf> Acesso em: 28 jul. 2014.

Published

2015-06-28

How to Cite

PINHEIRO DE REZENDE, H.; RIBAS ULBRICHT, V. The Influence of Interaction Design and Transmission in the Commercial Sphere of Brazilian Open Television. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 17–39, 2015. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/216. Acesso em: 3 jul. 2024.

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.