Production of digital television content in Brazil

Authors

  • João Baptista de Mattos Winck Filho Unesp
  • Leire Mara Bevilaqua Unesp

Keywords:

televisão digital, produção de conteúdo, convergência, interatividade

Abstract

The implementation of the digital television system in Brazil brings changes that are not just about technology. They interfere in the way of producing audiovisual content, that is, in production routines and professional skills. It also changes the way you access and consume content. For this reason, this paper aims to discuss the main characteristics of digital television and how they trigger new demands on content production. It is understood that, with the digitalization, the produced material must be available in different digital platforms and stimulate the participation of the viewer, requiring planning and tuning of the members of the production team.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Baptista de Mattos Winck Filho, Unesp

Doutor em Semiótica e docente do Programa de Pós-graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento da Unesp de Bauru-SP.

Leire Mara Bevilaqua, Unesp

Jornalista e mestre em Televisão Digital: Informação e Conhecimento pela Unesp de Bauru-SP. Atua como jornalista na Televisão Universitária Unesp e é membro do GEA - Grupo de Estudos Audiovisuais da Unesp.

References

ANGELUCI, Alan César Belo. A interatividade na TV Digital Aberta: estudos preliminares em São Paulo/SP. Revista Geminis, São Carlos, v.2, n.2, p.180-197, 2011. Semestral. Disponível em: <http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/issue/view/3/showToc>. Acesso em 05 de dez. 2011.

______. Produção de Conteúdos na Era Digital: a experiência do “Roteiro do Dia”. 2010. 109f. Dissertação (Mestrado em Televisão Digital: Informação e Conhecimento) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Bauru, 2010.

ANGELUCI, Alan César Belo; LOPES, Roseli de Deus; ZUFFO, Marcelo Knörich. Estudo comparativo entre TV Digital Aberta e TV Conectada no Brasil. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife. P. 1-16. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-3016-1.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2011.

BECKER, Valdecir et al. Datacasting e Desenvolvimento de Serviços e Aplicações para TV Digital Interativa. In: TEIXEIRA, César Augusto Camillo; BARRÉRE, Eduardo; ABRÃO, Iran Calixto (Org). Web e Multimídia: Desafios e Soluções. Poços de Caldas: PUC-Minas, 2005.

BONASIO, Valter. Televisão: manual de produção & direção. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2002.

CANNITO, Newton Guimarães. A TV 1.5 – A televisão na era

digital. 2009. 302f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

______. Potenciais da linguagem da TV digital. Disponível em: <http://www.artv.art.br/informateca/escritos/new_media/ling_dig.htm> Acesso em 18 set. 2011.

CASTRO, Cosette. Conteúdos para TV digital: navegando pelos campos da produção e da recepção. In: FILHO, André Barbosa; CASTRO, Cosette; TOME, Takashi (org.). Mídias digitais: convergência tecnológica e inclusão social. São Paulo: Paulinas, 2005. p. 295-319.

DOU. (30 de Jun. de 2006). DECRETO Nº. 5.820, DE 29 DE JUNHO DE 2006 - Dispõe sobre a implantação do SBTVD-T, estabelece diretrizes para a transição do sistema (...) de radiodifusão de sons e imagens e do serviço de retransmissão de televisão, e dá outras providências. Diário Oficial da União.

Enciclopédia Intercom de Comunicação. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, 2010.

FERRAZ, Carlos. Análise e perspectivas da interatividade na TV digital. In: SQUIRRA, Sebastião; FECHINE, Yvana. (orgs.). Televisão digital: desafios para a comunicação. Livro da Compós 2009. Porto Alegre: Sulina, 2009.

GAWLINSKI, Mark. Interactive television production. Oxford: Focal Press, 2003.

JENKINS, Henry. A cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.

MÉDOLA, A. S. L. D. Televisão digital, mídia expandida por linguagens em expansão. In: SQUIRRA, Sebastião; FECHINE, Yvana. (orgs.). Televisão digital: desafios para a comunicação. Livro da Compós 2009. Porto Alegre: Sulina, 2009a. p. 247-260.

MÉDOLA, A. S. L. D. Televisão digital brasileira e os novos processos de produção de conteúdos: os desafios para o comunicador. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. E-compós. Brasília, v.12, n.3, set/dez. 2009b.

MURRAY, J. H. (2003). Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Unesp, Itaú Cultural.

SCOLARI, Carlos Alberto. Ecología de la hipertelevisión. Complejidad narrativa, simulación y transmedialidad em la televisión contemporánea. In: SQUIRRA, Sebastião; FECHINE, Yvana. (orgs.). Televisão digital: desafios para a comunicação. Livro da Compós 2009. Porto Alegre: Sulina, 2009. p.174-201.

SOARES, Luiz; ANGELUCI, Alan César Belo; AZEVEDO, Roberto. A comunicação digital e a interdisciplinaridade na produção de conteúdo televisivo. Revista Comunicação Midiática, Bauru, v.6, n.1, p. 81-99, 2011. Quadrimestral.

TEIXEIRA, Lauro Henrique de Paiva. Televisão Digital: Interação e Usabilidade. 2008. 142f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Bauru, 2008.

WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação, Brasília, v.29, n.2, 2000.

Published

2014-07-13

How to Cite

DE MATTOS WINCK FILHO, J. B.; MARA BEVILAQUA, L. Production of digital television content in Brazil. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 94–110, 2014. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/191. Acesso em: 3 jul. 2024.