MACUNAÍMA, PAPAGAIO IA, RESOLVE CRIMES EM PRAGA
rumo à visualização de padrões em narrativas de modelos de IA generativos
DOI:
https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p21-37Palavras-chave:
projeto Macunaíma, IA, narrativaResumo
O artigo apresenta o desenvolvimento e a análise de resultados do projeto Macunaíma, caso aplicado de IA utilizada para a criação de roteiros e de storyboards, que une narrativa, áudio e imagens geradas automaticamente. Tecnicamente, foram utilizados modelos de IA para geração de texto (ChatGPT) e imagem (Stable Diffusion), com uma interface web que permite a interação do usuário. As dimensões de Coesão Temporal da Narrativa, Coesão Cinematográfica da cena e Coesão Gráfica foram verificadas, assim como foi criado um protótipo de visualização de dados para identificar as narrativas geradas e direções de aprimoramentos da ferramenta. Apontamos o uso de visualização de dados como crucial na análise destes modelos complexos, em especial pela quantidade de informação envolvida.
Downloads
Referências
teste
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Victor Schetinger, Dafne Reis Pedroso da Silva, Sara Di Bartolomeo, Edirlei Soares de Lima, Christofer Meinecke, Rudolf Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.