FILME PUBLICITÁRIO E SUA INFLUÊNCIA EM ESPECTADORES

COMO A COMPRESSÃO DE CONTEÚDOS CONSTRÓI A NARRATIVA DA CAMPANHA DE NATAL 2019 DA MARCA O BOTICÁRIO

Autores

  • Karina de Abreu Antoniolli Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-3617-0242
  • Luciane Maria Fadel Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2025v16p154-170

Palavras-chave:

filme publicitário, close-reading, narrativa

Resumo

Um filme publicitário tem o potencial de influenciar a sociedade porque é concebido sobre uma narrativa eficaz. Este artigo analisa a textura narrativa do filme publicitário do Natal 2019 da marca “O Boticário”, através do método close-reading. Para tanto, explora-se o arco narrativo, utilizando-se a lentes analítica da narrativa e se baseando em remidiação e agência, para destacar o envolvimento por imersão. Os resultados sugerem que o envolvimento por imersão pode promover a empatia. Argumenta-se que o clímax desta publicidade é mais intenso, onde a textura narrativa torna-se elemento narrativo.

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Biografia do Autor

Karina de Abreu Antoniolli, Universidade Federal do Paraná

Bacharela em Design Gráfico pela Universidade Federal do Paraná (2021), atualmente cursa Mestrado em Design no Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR, na linha de Design de Sistemas de Informação. Possui interesse pelas áreas: design da informação, design participativo e centrado no humano.

Luciane Maria Fadel, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui pós-doutorado em Design pela University of Reading - UK (2007), e Pós-Doutorado em Narrativas supervisionado por Jim Bizzocchi na Simon Fraser University, Canadá. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Design Expressão Gráfica e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento na área de Mídias do Conhecimento da UFSC e no Programa de Pós-Graduação em Design na UFPR. Pesquisa Poéticas das Mídias Digitais e Design for Experience, nos seguintes temas: design de interação, narrativas, jogos e contação de histórias digital.

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Publicado

2025-04-16

Como Citar

DE ABREU ANTONIOLLI, Karina; FADEL, Luciane Maria. FILME PUBLICITÁRIO E SUA INFLUÊNCIA EM ESPECTADORES: COMO A COMPRESSÃO DE CONTEÚDOS CONSTRÓI A NARRATIVA DA CAMPANHA DE NATAL 2019 DA MARCA O BOTICÁRIO. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 16, p. 154–170, 2025. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2025v16p154-170. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/789. Acesso em: 21 abr. 2025.

Edição

Seção

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