REVENDO A HEGEMONIA DA TV BRASILEIRA
O STREAMING DE VÍDEO COMO FORÇA DISRUPTIVA NA INDÚSTRIA TELEVISIVA NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2023v14i2p04-29Palavras-chave:
Streaming de vídeo, Televisão Brasileira, Proximidade CulturalResumo
Este artigo analisa o impacto do streaming de vídeo nas culturas de vídeo brasileiras. Considera-se que o domínio da TV Globo e da telenovela na televisão brasileira, aliado à limitada penetração da TV paga, geram insatisfação e alimentaram o potencial disruptivo do streaming. Com a popularização dos serviços de streaming de vídeo, evidencia-se a multiplicação das culturas de vídeo e o incremento do acesso aos conteúdos audiovisuais transnacionais, revelando limitações do paradigma da proximidade cultural. Argumenta-se que o streaming de vídeo emergiu como uma força competitiva que levou o Grupo Globo a diversificar seus produtos, contudo, embora sua hegemonia tenha sido impactada, o conglomerado demonstrou capacidade de adaptação à era digital.
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