MODOS DE REPRESENTAÇÃO DO HIV/ AIDS NO DOCUMENTÁRIO QUEER NOS ESTADOS UNIDOS (1980/1990)
Palavras-chave:
Documentário Queer, HIV/AIDS e documentário, Documentário EstadunidenseResumo
O presente trabalho pretende investigar as formas de representação do HIV/AIDS no documentário queer nos Estados Unidos, país que já vinha de um período de forte mobilização política quanto aos direitos de grupos identitários, o que gerou uma produção documental específica, com início na década de 1970, alinhada com os ideais militantes da “liberação gay”. No contexto de avanço, disseminação e mortes pelo HIV/AIDS, surge, no cinema, o New Queer Cinema, movimento cinematográfico constituído por diretores e diretoras LGBTQIA+ que almejam também oferecer respostas e promover debate em relação à crise sanitária, por meio de filmes que desafiavam regras estéticas e tinham forte teor político. Essa pesquisa centra-se em documentários queer, aglutinando os filmes em torno de três grandes categorias: “videoativismo”, “HIV/AIDS como identidade” e “HIV/AIDS como transbordamento político da subjetividade”.
Downloads
Referências
BORDOWITZ, Gregg. The AIDS Crisis is Ridiculous. In: GEVER, Martha; PARMAR, Pratibha; GREYSON, John. Queer Looks: Perspectives on Lesbian and Gay Film and Video. New York: Routledge, 1993.
GOLDSTEIN, Richard. The Implicated and the Immune: Responses to AIDS in the Arts and Popular Culture. In: NELKIN, Dorothy; WILLIS, David P.; PARRIS, Scott V. A Disease of Society: Cultural and Institutional Responses to AIDS. New York: Cambridge University Press, 1991.
NICHOLS, Bill. Introdução ao Documentário. 6. ed. Campinas: Papirus, 2016.
PEARL, Monica B. AIDS and New Queer Cinema. In: AARON, Michele. New Queer Cinema: A Critical Reader. New Jersey: Rutgers University Press, 2004.
PULLEN, Christopher. Documenting Gay Men: Identity and Performance in Reality Television and Documentary Film. Jefferson: Mcfarland & Company Inc., 2007.
PULLEN, Christopher. Documentary Identity. In: WINSTON, Brian. The Documentary Film Book. London: British Film Institute, 2013.
RICH, B. Ruby. New Queer Cinema: The Director's Cut. Durham: Duke University Press, 2013.
SECKINGER, Beverly; JAKOBSEN, Janet. Love, Death and Videotape: Silverlake Life. In: HOLMLUND, Chris; FUCHS, Cynthia. Between the Sheets, In the Streets: Queer, Lesbian, Gay Documentary. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997.
SONTAG, Susan. AIDS e suas metáforas. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1989.
YINGLING, Thomas. AIDS in America: Postmodern Governance, Identity and Experience. In: FUSS, Diana. Inside/out: Lesbian Theories, Gay Theories. New York: Routledge, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.