As Possibilidades Criativas da Internet: o banco de dados e o fazer artístico contemporâneo
Palavras-chave:
Arte, Rede, Interatividade, Banco de dadosResumo
Com a crescente alimentação dos bancos de dados e ainda uma tímida exploração de setores regulamentadores, a Web se coloca como um ambiente de livre exercício do fazer artístico contemporâneo, implicando, desse modo, em uma modificação do estatuto de espectador para criador. A partir disso, este trabalho objetiva identificar o novo papel do espectador diante das atuais tecnologias midiáticas, apresentando um caráter interativo diante de determinadas obras arte (como a web art e o transcinema). Neste sentido, veremos como a internet torna-se um espaço de sobras, restos ou retalhos de outras áreas da produção artística, bem como se mostra diverso e produtivo.Downloads
Referências
BENJAMIN. Walter. Passagens. São Paulo/Belo Horizonte:Imprensa Oficial do Estado, Ed. UFMG, 2006.
BETTETINI, Gianfranco. Semiótica, computação, gráfica e textualidade. In: Imagemmáquina, André Parente, Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. p. 65-71.
DELEUZE, Gilles. Cinema 1: Imagem-Movimento. São Paulo: Brasiliense, 1983.
DOCTORS. Márcio. Os Dois Fogos. In: Catálogo LUZ ZUL. Rio de Janeiro. Centro Cultural Telemar, 2006.
GREENAWAY. Peter Greenaway. O Cinema está morto. In: Caderno Sesc Video Brasil 03, 2007, p. 89-97.
MACIEL, Kátia (org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009.
_______. Transcinemas: Um, nenhum e cem mil. Disponível em .
MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Massachussets, MIT Press, 2001.
_____. Understanding Hybrid Media. Disponível Acessado em 08/04/2008.
_____. What is Digital Cinema? Disponível em . Acessado em 30/03/2009.
_____. Avant-garde as Software. Disponível em Acessado em 21/04/2009.
_____. Image Future. Disponível em Acessado em 18/04/2009.
PARENTE, André. Os paradoxos da imagem-máquina. In:_____.(Org.) Imagemmáquina. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. p. 7-35.
______. Cinema e Tecnologia digital. Lumina, Juiz de Fora, v.2, n.1, p. 1-17, jun. 1999.
SMIERS. Joost. Artes sob Pressão. São Paulo, Escrituras Editoras: Instituto Pensarte, 2006.
SHAW, Jeffrey. A Nova Arte Midiática e a Renovação do Imaginário Cinemático. In: Transincema, Katia Maciel, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009, p. 193-198.
WEIBEL, Peter. Seminário Arte Algorítmico. De Cezane ao Computador. Disponível em <http://217.76.144.68/archivos/_20/html/mobligatorio/00015/html/weibel_frameset_session5.html> Acessado em 23/04/2010.
VERTOV. Dziga. Kino-Eye: the writings of Diziga Vertov. Los Angeles: University of California Press, 1984.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.