CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA TRANSMÍDIA ESPACIALIZADA
DOI:
https://doi.org/10.4322/2179-1465.031Palavras-chave:
Transmídia, Espaço, GeomediaResumo
Com a proliferação de parques temáticos, ligados à dinâmicas transmídia, assim como ações urbanas, jogos de realidade aumentada e alternativa, nos perguntamos quais poderiam ser as relações existentes entre a transmídia e a ida para o espaço físico. O que esse artigo pretende, então, é levantar alguns caminhos que podem direcionar para a compreensão dessa relação, bem como apontar para a necessidade de nos debruçarmos mais sobre questões espaciais na Comunicação. Para tal, vamos articular ideias da Geomedia, subcampo de estudos de Mídia com a Geografia, com conceitos da Transmídia, especialmente de Carlos Alberto Scolari, Henry Jenkins e Frank Rose.
Downloads
Referências
Editora Appris. Curitiba, PR. 2015.
FALKHEIMER, J. JANSSON, A. (org.) Geographies of Communication: the spatial
turn in Media Studies. Götenburg: Nordicom, 2006
HARVEY, David. O espaço como palavra-chave. Revista GEOgraphia. Rio de
Janeiro: UFF, v.14, n. 28, p. 8 - 39, 2002.
JANSSON, A. Mediatization and Social Space: Reconstructing Mediatization for the
Transmedia Age. In Communication Theory 23. 279–296. International Communication Association. 2013.
JENKINS, Henry. Confessions of an ACA-Fan: The official Weblog of Henry
Jenkins. Disponível em <http://henryjenkins.org>. Acesso em 11 de mar. 2016.
_____. Transmedia education: the 7 Princples Revisited, 2010. Disponível em
<http://henryjenkins.org/2010/06/transmedia_education_the_7_pri.html.>. Acesso em
25 mar. 2018
LEMOS, André. Mídia Locativa e Territórios Informacionais. In ARANTES, P. e
SANTAELLA, L. (org.). Estéticas Tecnológicas, Ed. PUC/SP. São Paulo, SP. 2007b.
Disponível em
<http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/Andrélemos/midia_locativa.pdf> Acesso 20
de set. 2016.
MILGRAM, P., TAKEMURA, H. e KISHINO, F. Augmented Reality: a class of
displays on the reality-virtuality continuum. In Telemanipulator and telepresence
technologies. SPIE, vol. 2351, 1994. P. 282 – 292
ROSE, Frank. The Art of Immersion: How the Digital Generation Is Remaking
Hollywood, Madison Avenue, and the Way We Tell Stories. W. W. Norton. 2011.
SCOLARI, Carlos Alberto. Narrativas Transmídias: consumidores implícitos, mundos
narrativos e branding na produção da mídia contemporânea. In Dossiê Comunicação,
Tecnologia e Sociedade. Parágrafo. V. 1, N. 3. Jan/Jul 2015
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.