Pixillation no Vine: banalidades animadas
DOI:
https://doi.org/10.4322/2179-1465.016Palavras-chave:
Linguagem audiovisual, Animação, Norman McLaren, Dispositivos móveis, VineResumo
Este artigo buscou analisar de que forma alguns usuários do Vine, aplicativo de vídeo do Twitter, lançado em 2013, reproduziram características da técnica de pixillation de Norman McLaren. Ao estabelecer correlações entre a obra Two Bagatelles (1953) e as animações criadas no Vine por Ian Padgham e Jack Bethmann sessenta anos mais tarde, verificamos que a configuração simplificada e as propriedades exclusivas de captação e edição do app teriam contribuído para criar um estilo de animação bastante similar ao pixillation – tanto em termos de temática como no resultado estético obtido.Downloads
Referências
BETHMANN, J. Entrevista [e-mail], 9 jun. 2017.
BRUNET, K. Fotografia por celular: questionando novas práticas e dinâmicas de comunicação. In: Anais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2007. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1567-1.pdf. Acesso em: 22 out. 2017.
FERDINAND, L.; NICOLAU M. O primeiro cinema em seis segundos: a recuperação de elementos cinematográficos através da plataforma Vine. Culturas Midiáticas, ano VIII, n. 14, jan-jun/2015, p. 79-94.
IGARZA, R. Burbujas de ocio: nuevas formas de consumo cultural. Buenos Aires: La Crujia, 2009.
KERBER, M. Magia e animação: pixillation, seres vivos e objetos cotidianos. Dissertação de Mestrado, USP/ECA, São Paulo: 2016.
KILPP, S.; MONTAÑO, S. Trânsitos e conectividades na web: uma ecologia audiovisual. MATRIZes, São Paulo, ano 6, n. 1, jul./dez. 2012, p. 129-143. Disponível em: www.revistas.usp.br/matrizes/article/viewFile/48054/51814. Acesso em: 10 mar. 2017.
MCWILLIAMS, D. Creative Process: Norman McLaren [documentário], Canadá, NFB, 1990. Disponível em: https://www.nfb.ca/film/creative_process_norman_mclaren. Acesso em: 12 mar. 2017.
MCWILLIAMS, D. Norman McLaren: hands-on animation. National Film Board of Canada [website] s/d. Disponível em: https://www.nfb.ca/playlists/donald_mcwilliams/mclaren. Acesso em: 10 mar. 2017.
MIGLIOLI, S.; BARROS, M. Novas tecnologias da imagem e da visualidade: GIF animado como videarte. Sessões do Imaginário, Porto Alegre, ano XVIII, n. 29, 2013/1, p. 68-75.
MILLER, A. D.; EDWARDS, E. K. Give and take: A Study of Consumer Photo-Sharing Culture and Practice. CHI 2007, 28 abr.- 3 maio 2007, San Jose, California. Disponível em: http://www.cc.gatech.edu/~keith/pubs/chi2007-photosharing.pdf. Acesso em: 31 maio 2017.
PADGHAM, I. Entrevista [e-mail], 31 maio 2017.
PEW RESEARCH CENTER. Smartphone ownership and internet usage continues to climb in emerging economies [report]. Fev. 2016. Disponível em: http://www.pewresearch.org Acesso em: 24 jun. 2017.
POULAKI, Maria. Featuring shortness in online loop cultures. Empedocles: European Journal for the Philosophy of Communication, 2015, v. 5, n. 1-2, p. 91-96.
RUIC, G. Os apps mais baixados de 2013. Exame, 27/12/2013. Disponível em:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/os-apps-mais-baixados-de-2013-para-iphone-e-ipad. Acesso em: 06 fev. 2014.
TIETZMANN, R.; ROSSINI, M. O registro da experiência no audiovisual de acontecimento contemporâneo. XXII Encontro Anual da Compós, UFBA, Salvador, jun. 2013. Disponível em: http://compos.org.br/data/biblioteca_1998.pdf. Acesso em: 10 abr. 2017.
TIFENTALE, A. Art of the masses: from Kodak Brownie to Instagram. Networking Knowledge Special Issue: Be Your Selfie, v. 8, n. 6, nov. 2015, p. 1-16. Disponível em: http://ojs.meccsa.org.uk/index.php/netknow/article/view/399. Acesso em: 2 jun. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.