O Ensaístico, a Memória e a Subjetividade: mecanismos de modulação do tempo e a construção do comum
Palavras-chave:
Filme-ensaio, memória, político, comum, tempoResumo
Este artigo se debruça em torno da forma do filme-ensaio, investigando como ela modula e insere a inscrição do tempo, da memória e da história na imagem fílmica. Para tanto, retomamos as teses de Corrigan (2015) sobre o filme-ensaio, ao pensamento de Rancière sobre a obra de Chris Marker e suas ideias sobre o político e o comum, às reflexões de Foucault (2016) acerca do documento e ao trabalho de Lapoujade (2015) sobre o político a partir de Deleuze. Temos como objetos principais os filmes Sem sol (1983) de Chris Marker; Sobrenome Viet Nome Próprio Nam (1989) de Trinh T. Minh-ha; As I was moving ahead when ocassionally I saw brief glimpses of beauty (2000), de Jonas Mekas.Downloads
Referências
BENJAMIN, W. Sobre o conceito de história. In: Walter Benjamin, Obras escolhidas I. Brasiliense, 1985.
BERGSON, Henri. Matéria e memória. Tradução Paulo Neves da Silva. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1991.
CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Marker. Campinas: Papirus, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo. História da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: UFMG, 2015.
FLORES, Luís Felipe Duarte; MAIA, Carla. T. In: FLORES, Luís Felipe Duarte; MAIA, Carla (org). O cinema de Trinh T. Minh-ha. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2015.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016.
LAPOUJADE, David. Deleuze e os movimentos aberrantes. São Paulo: n-1 edições, 2015.
MINH-HA, Trinh T. Questões de Imagem e política. In: FLORES, Luís Felipe Duarte; MAIA, Carla (org). O cinema de Trinh T. Minh-ha. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2015.
RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento - Política e Filosofia, trad. Ângela Leite Lopes. São Paulo: Ed. 34, 1996.
______. Estética e política. A partilha do sensível. Rio de Janeiro: Editora 34, 2009.
______. A fábula cinematográfica. Campinas: Papirus, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.