CIRCULAÇÃO EM VOD: UMA ANÁLISE DO AMBIENTE EUROPEU E DA REGULAMENTAÇÃO FRANCESA
Palavras-chave:
Vídeo sob demanda (VOD), indústria audiovisual, França, circulação, distribuiçãoResumo
Este artigo analisa a circulação das obras audiovisuais, especialmente filmes de longa-metragem, em serviços de vídeo sob demanda (VOD) na Europa, com foco principal na França. Nesse sentido, examina a regulamentação francesa que determina um intervalo mínimo de 36 meses entre a estreia no circuito de salas comerciais de cinema e a exibição em plataformas por assinatura. A partir dos dados de mercado compilados pelo Observatório Europeu do Audiovisual, também discute os impactos no setor de forma comparativa.Downloads
Referências
BONNELL, René. Le financement de la production et de la distribution cinématographiques: À l’heure du numérique. Disponível em: <http://www.cnc.fr/web/fr/actualites/-/liste/18/4485755>. Acesso em: 28.jul.2016.
DEPÉTRIS, Frédéric. L’état et le cinéma en France: Le moment de l’exception culturelle. Paris: L’Harmattan, 2008.
FABRE, Clarisse. Netflix sème la zizanie au Festival de Cannes. Le Monde, Paris, 12.mai.2017. Disponível em: <http://www.lemonde.fr/economie/article/2017/05/12/netflix-seme-la-zizanie-au-festival-de-cannes_5126760_3234.html#0sEgjgbDg35zdfs7.99>. Acesso em: 13.mai.2017.
FESTIVAL de Cannes : les deux films de Netflix ne sortiront pas en salles. Le Monde, Paris, 10.mai.2017. Disponível em: <http://www.lemonde.fr/festival-de-cannes-2017/article/2017/05/10/festival-de-cannes-les-deux-films-de-netflix-ne-sortiront-pas-en-salles_5125542_5121360.html#1mJQLFACIsJ62Zwk.99>. Acesso em: 13.mai.2017.
FRANÇA. Décret n. 2010-1379, de 12 novembro de 2010. Dispõe sobre os serviços relativos aos meios audiovisuais sob demanda. Disponível em: <https://www.legifrance.gouv.fr/affichTexte.do?cidTexte=JORFTEXT000023038244&categorieLien=id>. Acesso em: 27.jul.2016.
GRECE, Christian. How do films circulate on VOD services and in cinemas in the European Union? A comparative analysis. Disponível em: <http://www.obs.coe.int/documents/205595/264625/Circulation+of+films+in+cinemas+and+on+VOD+in+the+EU+-+EN.pdf/8eaefe4b-b979-4a12-8667-c241a35c8cbc>. Acesso em: 26.jul.2016.
________. The SVOD market in the EU developments 2014/2015. Disponível em: <http://www.obs.coe.int/documents/205595/264625/DG+CNECT+-+Note+3-2015+-+The+SVOD+Market+in+the+EU+-+Developments+2014-2015.pdf/ec00e7ff-7fb4-440b-8423-2221fefa0800>. Acesso em: 26.jul.2016.
FILIPPETTI, Aurélie. Netflix: quelles seraient ses obligations en France? [jan.2014]. Entrevistadora: R. KARAYAN. L’Express, Paris, 27.jan.2014. Disponível em: <http://lexpansion.lexpress.fr/high-tech/netflix-quelles-seraient-ses-obligations-en-france_1436619.html>. Acesso em: 28.jul.2016.
LA FÉDÉRATION des cinémas français critique la sélection de films distribués par Netflix à Cannes. Le Monde, Paris, 14.abr.2017. Disponível em: <http://www.lemonde.fr/festival-de-cannes/article/2017/04/14/la-federation-des-cinemas-francais-critique-la-selection-de-films-distribues-par-netflix-a-cannes_5111418_766360.html#QtuWMGqOYp05i2mL.99>. Acesso em: 13.mai.2017.
LAFFARGUE, Arthur. Le cinéma français dérangé par la présence à Cannes de deux films produits par Netflix. Le Monde, Paris, 21.abr.2017. Disponível em: <http://www.lemonde.fr/economie/article/2017/04/21/le-cinema-francais-derange-par-la-presence-a-cannes-de-deux-films-produits-par-netflix_5115348_3234.html#9mTmE7wqxgAyYVkd.99>. Acesso em: 13.mai.2017.
LOTZ, Amanda D. The television will be revolutionized. Nova York: New York University Press, 2007.
TRYON, Chuck. On-demand culture: Digital delivery and the future of movies. New Brunswick, NJ: Rutgers University Press, 2013.
UNESCO. Declaração universal sobre a diversidade cultural, 2002. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf>. Acesso em: 27.jul.2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.