A Obra Cinematográfica como Formadora de Sentidos: uma análise do filme Memórias de uma Gueixa
Palavras-chave:
Cinema, literatura, linguagem,Resumo
O estudo tem como objetivo verificar o papel da Direção de Arte como formadora de sentidos em imagens e sons, dentro do conjunto da produção cinematográfica, analisando dois aspectos: figurino e fotografia, no filme Memórias de uma Gueixa, dirigido por Rob Marshall. Inicia-se o texto tratando de referenciais teóricos que fundamentam a pesquisa, conceituando tópicos como nova linguagem oral, cultura, adaptação de literatura para vídeo, linguagem verbal e não verbal. O artigo também trata de definições dos dois aspectos de direção de arte estudados e características da cultura das gueixas. Em seguida, faz-se a análise de quatro momentos intensos da vida da protagonista.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Dialética do Esclarecimento. Tradução: Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zabar, 1985.
ALMEIDA, Milton José de. Imagens e Sons, A nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 2004.
FONTES, Martins. Psicologia da Arte. São Paulo: Marins Fontes, 1999. 1ª Ed. GOLDEN, Arthur. Memórias de Uma Gueixa. São Paulo: Imago, 2006.
MARCUSE, Herbert. Cultura e Psicanálise. Tradução, Wolfgang Leo Maar, Robespierre de Oliveira e Isabel Loureiro. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Tradução, Paulo Neves. São Paulo: Brasiliense, 2003.
REVISTA MADE IN JAPAN. Um universo desvendado. fev.. 2006 Disponível em: <http://madeinjapan.uol.com.br/2006/02/09/gueixas-2/>Acesso em 30 abr. 2010.
REVISTA ISTOÉ. O misterioso mundo. ed. 1900 Mar. 2006. Disponível em: <http://www.istoe.com.br/reportagens/18004_O+MISTERIOSO+MUNDO?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage>. Acesso em 30 abr. 2006.
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2004.
SANTAELLA, Lúcia; NÖRTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001. 3ª ed.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.