Interface: Sistema orientado à visualização
Palavras-chave:
multiplataformas, design, interface, tarefa, interaçãoResumo
A criação de ambientes interativos para multiplataformas implica necessariamente o design de interface. Este artigo está dedicado às questões relativas à interface humano-computador cujas funções são definidas como sistema. Este apresenta atributos específicos que, neste caso, são tratados no contexto dos sistemas humano-máquina. Para que ambos os elementos possam interagir, é preciso haver um objetivo, ou seja, uma tarefa comum. Em função disso, as interfaces de usuário são observadas pela perspectiva do sistema humano-tarefa-computador, cujas interações são fundamentais para a compreensão da interface computacional.Downloads
Referências
BONSIEPE, G. Design: do Material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.
GOMES FILHO, João. Ergonomia do Objeto. São Paulo: Escrituras, 2003.
JOHNSON, Steven. Cultura da Interface. Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. M Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
MCLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação Como Extensões do Homem. Décio Pignatari (trad.). São Paulo: Cultrix, ,
MORAES, Anamaria de e MONT´ALVÃO, Cláudia. Ergonomia: Conceitos e Aplicações. Rio de Janeiro, 2AB, 2000.
NEWELL, Allen. Physical symbol systems. Cognitive Science 4, 135-186.
PEDRO, Antonio. História Antiga e Medieval – São Paulo, Editora Moderna, 1985
POISSANT, Louise. A passagem do material para a Interface. In Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios, Diana Domingues (org.). São Paulo: Ed. Unesp, 2009, p. 71-90.
RADFAHRER, Luli. Design/Web/Design. – São Paulo, Market Press, 1999.
ROCHA, Cleomar. Pontes, janelas e peles. Cultura, poéticas e perspectivas das interfaces computacionais. Goiânia: Editora da UFG, 2014.
SANTAELLA, Lucia. Cultura das mídias. São Paulo: Experimento, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.