Tutoriais gamificados e o design centrado no usuário

Autores

  • Marcos André Fabrício Unesp/FAAC/Bauru
  • Matheus Henrique Bonetti Unesp/FAAC/Bauru
  • Nicholas Bruggner Grassi Unesp/FAAC/Bauru
  • Vânia Cristina Pires Nogueira Valente Unesp/FAAC/Bauru
  • Humberto Ferasoli Filho Unesp/FAAC/Bauru

Palavras-chave:

Gamificação, Tutorial, Design Centrado no Usuário

Resumo

O presente estudo tem como objetivo fazer uma análise de literatura sobre tutoriais gamificados, isto é, como a gamificação pode auxiliar o tutorial a motivar seus usuários por meio da utilização de técnicas do design de jogos digitais. Este artigo também visa mostrar como a combinação desses estudos com o design centrado no usuário pode oferecer subsídios para a criação de novas estratégias na construção de conteúdos instrucionais com foco nas mídias digitais.

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Biografia do Autor

Marcos André Fabrício, Unesp/FAAC/Bauru

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: informação e conhecimento da Unesp/FAAC/Bauru

Matheus Henrique Bonetti, Unesp/FAAC/Bauru

Aluno especial da disciplina de Design de Interfaces para Televisão Digital, no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: informação e conhecimento da Unesp/FAAC/Bauru.

Nicholas Bruggner Grassi, Unesp/FAAC/Bauru

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: informação e conhecimento da Unesp/FAAC/Bauru

Vânia Cristina Pires Nogueira Valente, Unesp/FAAC/Bauru

Doutora em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2004). Docente da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Humberto Ferasoli Filho, Unesp/FAAC/Bauru

Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999). Professor assistente do Departamento de Computação da Faculdade de Ciências do campus de Bauru da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.

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Publicado

2015-06-28

Como Citar

ANDRÉ FABRÍCIO, Marcos; HENRIQUE BONETTI, Matheus; BRUGGNER GRASSI, Nicholas; PIRES NOGUEIRA VALENTE, Vânia Cristina; FERASOLI FILHO, Humberto. Tutoriais gamificados e o design centrado no usuário. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 62–78, 2015. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/218. Acesso em: 27 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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