INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO TRABALHO CRIATIVO

PROTAGONISTA OU COADJUVANTE DO PROCESSO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2024v15i1p88-114

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Criatividade, Colaboração Homem-Máquina

Resumo

Com o objetivo de analisar a interação entre humanos e Inteligência Artificial (IA) no processo criativo, mobilizamos teorias acerca da relação das IAs com a criatividade (Boden; Sautoy; Chamorro-Premuzic), em diálogo com pesquisas e pensamentos recentes sobre o tema, a fim de compreender como as IAs se inserem nos trabalhos criativos e quais impactos causam na geração de narrativas inovadoras, surpreendentes e de valor. Apresentamos uma pesquisa documental sobre criatividade e produção de conteúdo, com percepções atuais de quem aciona as IAs em práticas profissionais e projetos criativos, tendo como resultado principal caminhos que apontam para a inteligência híbrida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Hansen, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador no Observatório de Publicidade e Ética no Consumo (Opetic). Docente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Referências

BARRADAS, Gal. “Será que estamos diante de um novo renascimento criativo?” Meio e Mensagem, 23 de junho de 2023. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/opiniao/sera-que-estamos-diante-de-um-novo-renascimento-criativo. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

BIANZINO, Nicola Morini; CREMER, David De; FALK, Ben. “How generative AI could disrupt creative work” Harvard Business Review, 13 de abril de 2023. Disponível em: https://hbr.org/2023/04/how-generative-ai-could-disrupt-creative-work. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

BIESER, Jan. Creative through ai: How artificial intelligence can support the development of new ideas. Zurique: GDI - Gottlieb Duttweiler Institute – 2022

BODEN, Margaret Ann. The creative mind: myths and mechanisms. London, UK: Routledge – 2004

BONIN, Jiani Adriana. Revisitando os bastidores da pesquisa: práticas metodológicas na construção de um projeto de investigação. In: MALDONADO, Alberto Efendy et al. Metodologias da Pesquisa em Comunicação: olhares, trilhas e processos. 2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2011, p. 19-42.

CARRASCOZA, João Anzanello. Redação Publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.

CARRASCOZA, João Anzanello. Do caos à criação publicitária: processo criativo, plágio e ready-made na publicidade. São Paulo: Saraiva, 2008.

CHAMORRO-PREMUZIC, Tomas. I, human: AI, automation, and the quest to reclaim what makes us unique. Boston, Massachusetts: Harvard Business Review Press – 2022

CORTIZ, Diogo. “De Indiana Jones a série da Marvel: IA vai acabar com criatividade humana?” Tilt – UOL, 29 de junho de 2023. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/analises/ultimas-noticias/2023/06/29/de-indiana-jones-a-serie-da-marvel-ia-vai-acabar-com-criatividade-humana.htm. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

COUTINHO, Marcelo. “O talento na era da sua reprodutibilidade técnica” Meio e Mensagem, 24 de julho de 2023. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/opiniao/o-talento-na-era-da-sua-reprodutibilidade-tecnica. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

FARIAS, Taís. “Como a IA impacta a produção de publicidade” Meio e Mensagem, 5 de setembro de 2023. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/talento/ia-na-producao. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

FLORÊNCIO, Inaiara. “Inteligência artificial só ameaça quem produz conteúdo sem significado” Meio e Mensagem, 27 de março de 2023. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/womentowatch/inteligencia-artificial-so-ameaca-quem-produz-conteudo-sem-significado. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

FREY, Thomas. “The difference between human creativity and generative AI creativity”, 27 de abril de 2023. Disponível em: https://futuristspeaker.com/artificial-intelligence/the-difference-between-human-creativity-and-generative-ai-creativity/. Acesso em: 17 de setembro de 2023.

GERWEN, Olaf Van. “When it comes to AI creativity, we have nothing to fear but fear itself” Brandingmag, 14 de novembro de 2022. Disponível em: https://www.brandingmag.com/olaf-gerwen/when-it-comes-to-ai-creativity-we-have-nothing-to-fear-but-fear-itself/. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

GLENBERG, Arthur; JONES, Cameron Robert. “Why ChatGPT doesn’t understand what it’s saying” Fast Company, 9 de abril de 2023. Disponível em: https://www.fastcompany.com/90877523/chatgpt-doesnt-know-what-its-saying. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

GODOY, Dudu. “Os desafios éticos do uso da IA no marketing” Meio e Mensagem, 1 de setembro de 2023. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/opiniao/os-desafios-eticos-do-uso-da-ia-no-marketing. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

LEOS, Devan. “Is AI a risk to creativity? The answer is not so simple” Entrepreneur, 12 de dezembro de 2022. Diponível em: https://www.entrepreneur.com/science-technology/is-ai-a-risk-to-creativity-the-answer-is-not-so-simple/439525. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

MARINA, Jose Antonio. Teoría de la Inteligencia Creadora. Barcelona: Anagrama, 1993._

MARR, Bernard. “The intersection of AI and human creativity: can machines really be creative?” Forbes, 27 de março de 2023. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/bernardmarr/2023/03/27/the-intersection-of-ai-and-human-creativity-can-machines-really-be-creative/. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

MONTEIRO, Thaís. “IA na publicidade: usos, desemprego e hype” Meio e Mensagem, 12 de abril de 2023. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/rio2c/inteligencia-artificial-na-publicidade. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

ROSSETTI, Regina; ANGELUCI, Alan. Ética Algorítmica: questões e desafios éticos do avanço tecnológico da sociedade da informação. Galáxia, n. 46, 2021, pp.1-18.

SAUTOY, Marcus du. The creativity code: art and Innovation in the age of AI. Boston, USA: Harvard University Press – 2019.

SOBRAL, Solange. “Inteligência artificial: uma questão, acima de tudo, humana” Meio e Mensagem, 31 de março de 2023. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/proxxima/inteligencia-artificial-uma-questao-acima-de-tudo-humana. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

ZAKZUK, Isabella. “Criando as condições para criar” Meio e Mensagem, 10 de julho de 2023. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/opiniao/criando-as-condicoes-para-criar. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

ZAKZUK, Isabella. “A pergunta do momento e o trabalho com alma” Meio e Mensagem, 10 de abril de 2023. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/opiniao/a-pergunta-do-momento-e-o-trabalho-com-alma. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

ZAGUINI, Julio. “ChatGPT poderá revolucionar performance de e-commerce” Meio e Mensagem, 5 de abril de 2023. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/opiniao/chatgpt-podera-revolucionar-performance-de-e-commerce. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

Downloads

Publicado

2024-05-06

Como Citar

ENGELBERT, Rodrigo; HANSEN, Fábio. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO TRABALHO CRIATIVO: PROTAGONISTA OU COADJUVANTE DO PROCESSO?. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 88–114, 2024. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2024v15i1p88-114. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/806. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Narrativas de IA: tendências da produção audiovisual

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.