INFÂNCIA E YOUTUBE:

A RECEPÇÃO INFANTIL DE NARRATIVAS AUDIOVISUAIS DIGITAIS

Autores

  • Lara Lima Satler Universidade Federal de Goiás - Brasil
  • Ana Júlia Carrijo Universidade Federal de Goiás - Brasil

Palavras-chave:

recepção, performances, mediações, vlog, cultura

Resumo

Embasada teoricamente nos estudos de recepção e em seus desdobramentos no ciberespaço, esta reflexão investiga a articulação entre o público infantil e o YouTube. Nossa hipótese sustenta que existem entre a narrativa dos youtubers e as crianças mecanismos de identificação evidentes e articulados entre si. Para analisar essa questão, utilizamos a pesquisa bibliográfica e o grupo focal como metodologias principais. Esperamos que esta pesquisa contribua com as discussões acerca da consolidação de narrativas audiovisuais digitais de youtubers e das mediações da recepção infantil na Internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Lima Satler, Universidade Federal de Goiás - Brasil

Pós-doutorado em Cultura Contemporânea (PACC/ UFRJ). Doutorado em Arte e Cultura Visual (PPGACV/ FAV / UFG), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), em 2016. Professora-pesquisadora na Universidade Federal de Goiás (UFG). Autora do livro Tramas formativas em audiovisual (2017) e organizadora do livro Imagens, Olhares, Narrativas (2016).

Ana Júlia Carrijo, Universidade Federal de Goiás - Brasil

Orientanda de iniciação científica. Graduanda do curso Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, na Universidade Federal de Goiás. Atua como pesquisadora júnior do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem, na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG) e é pesquisadora voluntária do programa de iniciação científica da UFG.

 

Referências

BURGESS, J; GREEN, J. YouTube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.

COGO, Denise; BRIGNOL, Liliane. “Redes sociais e os estudos de recepção na internet”. Revista Matrizes, São Paulo, ano 4, nº 2, jan/jun - 2011.

COSTA, M. E. B. “Grupo Focal”. In: BARROS, A. T., JUNQUEIRA, R. D., Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª edição. São Paulo: Editora Atlas, 2005, p. 180-192.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina. “Circuitos de cultura/circuitos de comunicação: um protocolo analítico de integração da produção e da recepção”. Revista CMC - comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 4, nº 11, 2007.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2015.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. “Pistas para entre-ver meios e mediações”. In: prefácio à 5a

edição castelhana incluída na reimpressão de Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.

MARQUES, A. C. S.; ROCHA, S. M. “A produção de sentidos nos contextos de recepção: em foco o grupo focal”. Revista Fronteiras - estudos midiáticos, Porto Alegre, v VII, nº 1, janeiro/abril - 2006.

MONTAÑO, Sonia. “A construção do usuário na cultura audiovisual do YouTube”. Revista Famecos - mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre, v. 24, nº 2, maio/agosto - 2017.

MOTA, Mauricio e PEDRINHO, Suzana. “Conciliando pensar e fazer com o YouTube, ou a “fábrica de presentes””. In: BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. Youtube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa está transformando a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.

SAGGIN, Lívia; BONIN, Jiani. “Problematizações para pensar as apropriações/produções digitais de jovens”. In: XXV Encontro Anual da Compós, 2016, Goiânia: Universidade Federal de Goiás.

SIBILIA, Paula. “Autenticidade e performance: a construção de si como personagem visível”. Revista Fronteiras – estudos midiáticos, Porto Alegre, v. 17, nº 3, set/dez - 2015.

STUMPF, I. R. C. “Pesquisa bibliográfica”. In: BARROS, A. T., JUNQUEIRA, R. D., Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª edição. São Paulo: Editora Atlas, 2005, p. 51-61.

Downloads

Publicado

2019-07-19

Como Citar

SATLER, Lara Lima; CARRIJO, Ana Júlia. INFÂNCIA E YOUTUBE:: A RECEPÇÃO INFANTIL DE NARRATIVAS AUDIOVISUAIS DIGITAIS. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 49–70, 2019. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/378. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.