Até onde vai a convergência?: assistindo à tv norte-americana no Brasil
Palavras-chave:
fãs, televisão, convergência midiáticaResumo
Programas de TV norte-americanos podem ser assistidos de qualquer lugar enquanto são transmitidos ou baixados pela internet horas depois. Espectadores fazem isso usando diferentes ferramentas e redes sociais, discutindo o que viram. No Brasil, não é diferente, mas esse mercado global não parece tão inclusivo. Alguns programas possuem paratextos que fãs estrangeiros não conseguem alcançar. Sentindo que estão perdendo parte da história, fãs brasileiros tentam criar novas formas de interagir com esses universos e com outros fãs. Este trabalho procura mostrar como espectadores brasileiros interagem com produtos transmidiáticos e entre eles em um consumo global, com elementos locais.Downloads
Referências
CURI, Pedro P.. Fan films: da produção caseira a um cinema especializado. 2010. 142f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Curso de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.
DAVIS, Glyn; DICKINSON, Kay (orgs.). Teen TV: Genre, Consumption, Identity. London: British Film Institute, 2004.
De CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
FISKE, John. (1992) “The cultutal economy of fandom”. In: LEWIS, Lisa A. (org.). The adoring audience: fan culture and popular media, p. 30-49. Londres: Routledge, 1992.
GRAY, Jonathan. Show sold separately: promos, spoilers and other media paratexts. New York: New York University Press, 2010.
HARRINGTON, c. Lee; BIELBY, Denise D.. “Global Fandon/Global Fan Studies”. In: GRAY, Jonathan; SANDVOSS Cornel; HARRINGTON, C. Lee. Fandom: Identities and Communities in a Mediated World, p. 179-197. New York: New York University Press, 2007.
HELLEKSON, Karen; BUSSE, Kristina. Fan fiction and fan communities in the age of the internet. Jefferson: McFarland & Company, 2006.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência: São Paulo: Aleph, 2008.
JENSON, Joli. “Fandom as Pathology: the consequences of characterization”. In: LEWIS, Lisa A. (org.). The adoring audience: fan culture and popular media, p. 9-29. Londres: Routledge, 2001 (1992).
MAIRA, Sunaina e SOEP, Elisabeth (orgs.). Youthscapes: the popular, the national, the global. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.