CAMPANHAS ELEITORAIS MULTIPLATAFORMAS EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA

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DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2023v14i1p121-148

Palabras clave:

convergência, campanhas eleitorais, HGPE

Resumen

Na era da convergência das mídias, os eleitores são abordados por múltiplas plataformas e a cultura popular vem influenciando o modo como as campanhas cortejaram seus eleitores. Nesta pesquisa analisamos as mudanças institucionais das campanhas eleitorais à luz das mudanças em sistemas de comunicação e normas culturais. A estratégia metodológica é a análise de conteúdo dos programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral na TV e das postagens dos candidatos ao governo do estado de São Paulo em suas páginas oficiais na rede social Facebook durante o pleito de 2018.

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Biografía del autor/a

Sylvia Iasulaitis, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora Doutora da Universidade Federal de São Carlos.  Doutora em Ciência Política (UFSCar), com estágio doutoral na Facultad de Ciéncias de la Información da Universidad Complutense de Madrid (SWE-CNPq). Mestre em Ciências Sociais (UFSCar) e graduada em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Foi Visiting Scholar no Internet Interdisciplinary Institute - IN3, instituto coordenado pelo prof. Dr. Manuel Castells em Barcelona. Foi pesquisadora em mobilidade do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal). Possui as seguintes formações complementares: Pós-Graduação Latu Sensu em Data Science (Especialização em curso pela UFSCar); Social Network Analysis pela Universidade de São Paulo (USP) em convênio com a University College London; Computação Científica e Análise de Dados (linguagem Python) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Estatística para Data Science com R (UFRGS/UFSCar). Suas pesquisas versam sobre cultura algorítmica, usos políticos das Tecnologias de Informação e Comunicação, estudos interdisciplinares de Web, Internet, Algoritmos, Inteligência Artificial, Open Data e estudos interseccionais e decoloniais sobre desigualdades. Recebeu o primeiro prêmio Investigación Relevante da edição das distinções acadêmicas da Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE).

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Publicado

2023-05-27

Cómo citar

IASULAITIS, Sylvia; VIEIRA, Aiane Oliveira; SELEGHIM, Ariane Duarte. CAMPANHAS ELEITORAIS MULTIPLATAFORMAS EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 121–148, 2023. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2023v14i1p121-148. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/698. Acesso em: 23 nov. 2024.

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