PENSAR O PATRIMÔNIO CINEMATOGRÁFICO A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

UMA ANÁLISE DO CASO FRANCÊS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p434-457

Palabras clave:

cinema, patrimônio cinematográfico, políticas públicas

Resumen

Neste artigo, procuramos apresentar um panorama e uma reflexão a respeito das políticas públicas para o patrimônio cinematográfico na França. Contextualizamos historicamente essa preocupação e sua evolução no seio do Estado francês e como ela se traduziu em medidas efetivas para estimular e dar suporte ao setor centrando-se em dois pilares: fortalecimento das instituições patrimoniais e engajamento/envolvimento do setor privado nessa seara a fim de expandir ações em torno da recuperação e difusão de obras do passado. Nesse sentido, também apresentamos aqui os mecanismos de fomento atualmente disponíveis para a área naquele país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liciane Timoteo de Mamede, Unicamp

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Multimeios da Unicamp. Possui mestrados em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (2014) e em Valorização do Patrimônio Audiovisual pela Universidade Paris 8 (2017), com período de mobilidade na Universidade Nova de Lisboa e estágios nos festivais Il Cinema Ritrovato, organizado pela Cineteca di Bologna e Toute la mémoire du monde, organizado pela Cinémathèque Française.

Citas

APPADURAI, Arjun, The Social life of things – Commodities in Cultural perspective, Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
BORDE, Raymond; BUACHE, Fred. La Crise des cinémathèques… et du monde, Lausanne: L’âge d’homme, 1997.
BORDE, Raymond. Les Cinémathèques, Lausanne: L’age d’homme, 1983.
CENTRE NATIONAL DU CINÉMA ET DE L’IMAGE ANIMÉE. L’économie des films de patrimoine. Out/2020. Disponível em: https://www.cnc.fr/documents/36995/1118512/L%E2%80%99%C3%A9conomie+des+films+de+patrimoine.pdf/2d83211c-f9ac-eab5-dce2-b1f0f8537455

CENTRE NATIONAL DU CINÉMA ET DE L’IMAGE ANIMÉE. Rapport d’activité 2019. Jul/2020. Disponível em: https://www.cnc.fr/documents/36995/168959/Rapport+d%27activite%CC%81+2019.pdf/b800637f-6dd0-4561-8c38-43adb2219959

CRETON, Laurent. Cinéma et marché, Paris: Armand Colin/Masson, 1997.
________. L’économie du cinéma, 4a ed., Paris: Armand Colin, 2009.
LE ROY, Éric. “L’accès aux collections des archives françaises du film”. 1895 : bulletin de l'Association française de recherche sur l'histoire du cinéma, Paris, n. 41, pp. 195-203, 2003.
LOUIS, Stéphanie-Emmanuelle. “Les cinémathèques-musées au cœur de la patrimonialisation du cinéma en France (1936-1968).” Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília-DF, v. 8, n. 15, pp. 30-48, 2019.
______,. “Des cinémathèques au patrimoine cinématographique. Tendances du questionnement historiographique français.” 1895 : bulletin de l’Association française de recherche sur l’histoire du cinéma, Paris, n. 2, pp. 50-69, 2016.
MINISTÈRE DE LA CULTURE. Présentations du projet de loi des finances 2019 du Ministère de la culture. Set/2018. Disponível em: https://www.culture.gouv.fr/Media/Actualites/2018/Seper-dtembre/Dossie-presse-Budget-2019

MINISTÈRE DE LA CULTURE. Budget 2020 du Ministère de la culture. Set/2018. Disponível em: https://www.culture.gouv.fr/Presse/Dossiers-de-presse/Budget-2020-du-ministere-de-la-Culture

PETON, Gaël, VEZYROGLOU, Dimitri. La politique française du cinéma au moment du rattachement du Centre national de la cinématographie au ministère des Affaires culturelles (1957-1962). In: VEZYROGLOU, Dimitri (dir.). Le cinéma : une affaire d'État. 1945-1970, Paris: La Documentation Française, 2014.
PRATS, Llorenç. Antropología y patrimonio, Barcelona: Arial, 1997.
SAUVAGET, Daniel. L’Argent de l’État et la filière cinématographique française. In: CRETON, Laurent. Le Cinéma et l’argent, Paris, Nathan, 1999.
TRAUTMANN, Catherine. Diversité culturelle et Exception culturelle. Lettre d'information: Ministère de la communication et culture, Paris, n. 56, Nov. 1999.

Publicado

2021-11-04

Cómo citar

TIMOTEO DE MAMEDE, Liciane. PENSAR O PATRIMÔNIO CINEMATOGRÁFICO A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DO CASO FRANCÊS. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 434–457, 2021. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p434-457. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/634. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.