Audiovisual de não-ficção como conteúdo de marca: o caso do filme em 360 graus Amazônia adentro.
DOI:
https://doi.org/10.4322/2179-1465.018Palabras clave:
audiovisual, novas mídias, vídeoResumen
O conteúdo de marca, conhecido como branded content, é o entretenimento feito não por um artista, mas por uma marca, vem se constituindo como espaço privilegiado para a recente inserção de filmes de não ficção em 360 graus no mercado audiovisual. Para subsidiar o entendimento de como se insere atualmente o filme de não ficção em 360 graus como conteúdo de marca, analisaremos brevemente o pacote criativo e a narrativa de Amazônia adentro, realizado pela organização transnacional sem fins lucrativos Conservação Internacional.
Descargas
Citas
ALMAS, ALMIR. Televisão digital terrestre: padrões, modelos e sistemas. São Paulo, Alameda, 2013.
BRITZ, Iafa. Pitching: como apresentar um projeto às distintas partes interessadas. Curso de capacitação para produtores audiovisuais. Seminários Técnicos no Brasil, México e Argentina. Junho-Setembro/2009. Apostila do curso oferecido pelo Centro Latinoamericano de Treinamento e Assessoria Audiovisual, 2009.
CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL. Amazônia adentro. [Filme-vídeo] Youtube, 2017. 11 min. Disponível em <https://goo.gl/o94zXd>. Acessado em: 15/06/2017.
CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL. Conservação Internacional e SC Johnson se unem para proteger 4.046 hectares da Amazônia. Disponível em <https://goo.gl/axT1Df>. Acessado em 22/06/2017.
CONSERVATION INTERNATIONAL. Behind the scenes of Under the canopy. [Filme-vídeo] Youtube, 2017. 3:30 min. Disponível em <https://goo.gl/tue8Cu>. Acessado em: 26/06/2017.
CONSERVATION INTERNATIONAL. Under the canopy. [Filme-vídeo] Youtube, 2017. 11 min. Disponível em <https://goo.gl/Qcq34E>. Acessado em: 15/06/2017.
MACARTHUR FOUNDATION. Conservation and Sustainable Development. Disponível em < https://goo.gl/34VSvG>. Acessado em 27/06/2017.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário; tradução Monica Saddy Martins. Campinas: Papirus, 2005
RUSSO, Francisco. Cinema em realidade virtual a nova fronteira. [S.I] Adoro Cinema, 2017. Disponível em <https://goo.gl/hgyDWz>. Acessado em: 17/06/2017.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo, Cosac Naify, 2006.
YURI, Débora. Digital Branded Content: tempo de contar histórias. Revista Proxxima. São Paulo, SP, Grupo Meio e Mensagem, Número 16 p. 33-40. Março, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .