Narrativas Transmidiáticas: a comunicação persuasiva fluindo entre ambientes on e offline

Autores/as

Palabras clave:

Narrativa trasmidiática, Convergência, Persuasão, Mídia, Consumo

Resumen

As tecnologias digitais e a era da convergência midiática reconfiguram o cenário da comunicação, com as mídias on e offline interagindo em novos fluxos de informação. Nesse cenário, onde os papéis se confundem e a produção e a distribuição de conhecimento transpõem diferentes meios com rapidez e facilidade, a comunicação persuasiva tem que rever suas estratégias de estímulo ao consumo. A partir de uma literatura que já se tornou clássica sobre o tema, apresentamos características dessa era de mídias convergentes e os seus principais impactos sobre ações de propaganda reais. Ao final, pudemos concluir que a narrativa transmidiática é uma das peças-chave para o sucesso da persuasão.

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Biografía del autor/a

João Eduardo Justi, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestrado em Comunicação também na Unesp. É doutorando na Linha de Linguagens, Comunicação e Ciência, do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É diretor da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal. É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS). É Líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens).

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Publicado

2017-08-29

Cómo citar

EDUARDO JUSTI, João; MILL, Daniel. Narrativas Transmidiáticas: a comunicação persuasiva fluindo entre ambientes on e offline. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 83–105, 2017. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/298. Acesso em: 23 nov. 2024.

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