Modelo de processo de interação do telespectador em progr amas da TV Cultura

Autores/as

  • Francisco Rolfsen Belda UNESP
  • Flavia Daniele Oliveira Gamonar UNESP

Palabras clave:

Televisão, Convergência, Interação, Mídias sociais

Resumen

A partir de uma revisão conceitual e contextual sobre o fenômeno da convergência entre TV e internet, demonstrado pela crescente utilização das chamadas mídias sociais como instrumentos de participaçãodos telespectadores em programas de televisão, o artigo examina a incorporação de informaçõesprovenientes de mídias sociais em programas da TV Cultura, emissora pública de televisão do Estadode São Paulo, no Brasil. O trabalho busca caracterizar um modelo do processo de interação, de modo adescrever como se dá a participação dos telespectadores em três programas selecionados: Cartão Verde, JC Debate e Roda Viva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Rolfsen Belda, UNESP

Professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade deArquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Universidade EstadualPaulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), docente do curso deJornalismo e docente permanente e membro do conselho do Programade Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento.É jornalista, doutor em Engenharia de Produção (EESC-USP) e mestreem Ciências da Comunicação (ECA-USP).

Flavia Daniele Oliveira Gamonar, UNESP

Mestranda em Televisão Digital Linha Informação e Conhecimentopela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.Graduada em Letras com habilitação em Língua Espanhola pela USC.

Citas

CASTELLS, Manuel, 1942 A Sociedade em rede/Manuel Castells ; tradução Roneide Venancio Majer ; atualização para 6ª edição: Jussara Simões. – (A era da informação : economia, sociedade e cultura; v.1) São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CANNITO, Newton Guimarães. A televisão na era digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócio – São Paulo: Summus, 2010.

FREIXO, M.J.V.. Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget, 2006.

JENKINS, Henry. (2008) Cultura da Convergência; tradução Susana Alexandria – 2 ed. – São Paulo: Aleph, 2009.

LEMOS, A. . Anjos Interativos e Retribalização do Mundo.Tendência Xxi, Lisboa, v. 2, p. 19-29, 1997.

LÉVY, Pierre. (1998) A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola.

MCQUAIL, D.; WILNDAHL, S. Modelos de comunicação: para o estudo da comunicação de massas. Lisboa: Notícias, 2003.

ROZENFELD, H.; AMARAL, D.C. Explicit knowledge management on the product development process. Revista Brasileira de Gestão de Desenvolvimento de Produto, Florianópolis, v.1, n.1, p. 49-57, set. 2001.

WARD, J.L. Project management terms: a working glossary. Arlington: ESI International, 2000.

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado

2014-12-10

Cómo citar

ROLFSEN BELDA, Francisco; GAMONAR, Flavia Daniele Oliveira. Modelo de processo de interação do telespectador em progr amas da TV Cultura. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 96–109, 2014. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/206. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.