O uso das redes sociais online nas interações de produtores e receptores de televisão

Autores/as

  • Paula Cecília de Miranda Marques Unesp - Bauru
  • Ana Sílvia Lopes Davi Médola Unesp - Bauru

Palabras clave:

Conteúdo colaborativo, televisão, internet, redes sociais

Resumen

Este artigo trata da possibilidade de participação do receptor na produção do conteúdo televisivo intermediada por redes sociais online. Balizada pela convergência midiática, esta pesquisa demonstra como o receptor tem atuado nas mídias digitais online e como a televisão pode aproveitar as particularidades dessa interação entre meios para promover a criação de conteúdo colaborativo, no qual o usuário de rede social pode interferir, influenciando diretamente o resultado do produto desenvolvido, se tornando um novo protagonista midiático. Ferramenta pouco utilizada pela produção de televisão que, vagarosamente, começa a adentrar a realidade virtual, o forjamento desse novo processo de composição poderia não apenas entreter o receptor, como também enriquecer a linguagem e o conteúdo televisivos constantemente criticados.  Este estudo expõe a influência do meio televisivo no que é discutido online; trata da postura ainda tímida do usuário na produção de conteúdos; e aborda as potencialidades das redes sociais enquanto canal de comunicação entre receptores e produtores. Este artigo se estrutura a partir da definição de rede social; além estudar que tipo de diálogo entre esse meio online e TV é praticada nos dias de hoje. Por fim, debate-se se a potencialidade da interação entre TV e redes sociais é utilizada em sua plenitude.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Cecília de Miranda Marques, Unesp - Bauru

Possui graduação em Comunicação Social - Radialismo (2008) e especialização em Linguagem, Cultura e Mídia (2012) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - Bauru). Atualmente é analista de comunicação da Universidade de São Paulo e exerce a função de produtora de conteúdos de divulgação científica para televisão universitária.

Ana Sílvia Lopes Davi Médola, Unesp - Bauru

Livre-Docente em Comunicação Televisual pela Universidade Estadual Paulista UNESP - em Bauru/SP, onde está lotada no Departamento de Comunicação Social atuando como professora na Habilitação em Radialismo.

Citas

ARNAUT, Rodrigo D. Era Transmídia. Revista Geminis. São Carlos: ano 2, n. 2, pp. 259-275.

AZEVEDO, Elaine C. Da tela da TV à tela do computador: A telenovela entra nas redes sociais online. Disponível em <http://pucposcom-rj.com.br/wp-content/uploads/2011/11/Elaine-Christovam-de-Azevedo.pdf> Acesso em: 18 de jun. 2012.

BARBOSA FILHO, André; CASTRO, Cosette. Comunicação digital: educação, tecnologia e novos comportamentos. 1ª ed. São Paulo: Paulinas, 2008.

BARBOSA, Marialva C. Imaginação televisual e os primórdios da TV no Brasil. In Historia da televisão no Brasil. Org. Ana Paula Goulart, Igor Sacramento, Marcos Roxo. São Paulo: Contexto, 2010.

BECKER, Valdecir; MONTEZ, Carlos. TV Digital Interativa: conceitos e tecnologias. In: Minicursos Webmidia 2004. Ribeirão Preto, 2004.

BRASIL, Antonio; ARNT, Héris. Telejornalismo On-line em debate. Rio de Janeiro: EPapers, 2002.

CANNITO, Newton. Verdades e mentiras sobre televisão. 14 abr. 2010.

Entrevistador: Luciano Trigo. Entrevista concedida ao Portal G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/platb/maquinadeescrever/2010/04/14/812/>. Acesso em: 05 ago. 2012.

FRIGERI, Alexandre M. Youtube: estrutura e ciberaudiência – um novo paradigma televisivo. 2011. 171 f. Tese – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: 2011.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009.

JOST, François. Revista Matrizes. São Paulo: ano 4, n. 2, jan. - jun. 2011, pp. 93-109. Disponível em: <http://www.redetupi.com/paginas/posts/a-inauguracao-oficial69.php> Acesso em: 20 jul. 2012.

LÉVY, Pierre. A esfera pública do século XXI. Disponível em: <http://www.moodle.ufba.br/file.php/11/artigo-pierre-levy.pdf> Acesso em: 23 jul. 2012.

MESQUITA, Fabíola de. Televisão e twitter: apropriações e convergência midiática. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2011/resumos/R24-0060-1.pdf> Acesso em: 15 jun. 2012.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. 2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SCHIMDT, Eric. A revolução não é digital. Entrevista concedida a revista Veja. São Paulo: Abril, 02 mar. 2011.

SILVA, Marco. Interatividade: uma mudança no esquema clássico da Comunicação. In: Boletim Técnico do Senac, v. 26, n. 3, set.- dez., 2000.

WOLTON, Dominique. Elogio do grande público. 1ª ed. São Paulo: Ática, 1996.

ZAGO, Gabriela S. Dos blogs aos microblogs: aspectos históricos, formatos e características. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/zago-gabriela-dos-blogs-aos-microblogs.pdf> Acesso em: 25 jul. 2012.

Publicado

2014-07-13

Cómo citar

DE MIRANDA MARQUES, Paula Cecília; LOPES DAVI MÉDOLA, Ana Sílvia. O uso das redes sociais online nas interações de produtores e receptores de televisão. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 77–93, 2014. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/190. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.