Blog de personagem: O caso da minissérie Afinal, o que querem as mulheres?
Palabras clave:
minissérie brasileira, transmidiação, blog de personagemResumen
Trata-se de uma discussão teórica acerca do uso de blogs de personagem na construção de narrativas televisivas transmidiáticas. O uso de blogs já faz parte das experimentações empreendidas pela TV Globo, desde 2006, para buscar diferentes possibilidades de interação com os telespectadores e apresentar a ficção televisiva em múltiplas plataformas. Este artigo resulta da pesquisa de mestrado da autora que buscou compreender como são produzidos sentidos entre os polos da produção e da recepção da minissérie Afinal, o que querem as mulheres? (Globo, 2010). Para isso, analisou os discursos do blog de André Newmann, protagonista da trama.Descargas
Citas
AMARAL, A.; RECUERO, R.; MONTARDO, S. Blogs: mapeando um objeto. In: AMARAL, A.; RECUERO, R.; MONTARDO, S. (Orgs). Blogs.Com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: 2010.
BALOGH, A.M.; MUNGIOLI, M.C.P. Adaptações e remakes: entrando no jardim dos caminhos que se cruzam. In.: LOPES, M.I.V. (org.). Ficção Televisiva no Brasil: temas e perspectivas. São Paulo: Globo, 2009.
BERNERS-LEE, T. Long live the web: A Call for Continued Open Standards and Neutrality. Scientific American, Nova Iorque, 22/11/2010. Disponível em: <http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=long-live-the-web>. Acesso em 11/08/2011.
CASTELLS, M. The New Public Sphere: Global Civil Society, Communication Networks, and Global Governance. The annals of the American Academy Of Political And Social Science, v. 616, n. 1, mar. 2008.
DE CERTEAU, M. Fazer com: usos e táticas. In. DE CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Vol.1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
DENNIS, K. Time in the Age of Complexity. Time&society, Sage Journals Online (Los Angeles, London, New Dehi And Singapore), v. 16, n. 2/3, 2007.
FECHINE, Y.; FIGUEIRÔA, A. Transmidiação: explorações conceituais a partir da telenovela brasileira. In: LOPES, M. I. V. Ficção televisiva transmidiática no Brasil: plataformas, convergência, comunidades virtuais. Porto Alegre: Sulina, 2011.
HALL, S. Codificação/Decodificação. In. HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
IGARZA, R. Nuevos Medios: Estrategias de convergencia. Buenos Aires: La Crujía Ediciones, 2008.
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
LEMOS, A. A Arte da Vida. Webcams e Diários Pessoais na Internet. Revista de Comunicação e Linguagens, Lisboa, 2002. XXV Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Salvador, 2002.
LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Editora Sulina, 2008.
LEMOS, A. Cultura da Mobilidade. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 40, dez. 2009.
LÉVY, P. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: 34, 2001.
LOPES, M.I.V.; MUNGIOLI, M.C.P.; BREDARIOLI, C.M.M.; FREIRE, D. O.; ALVES, C.G. Brasil – Novos modos de fazer e de ver ficção televisiva. In.: LOPES, M.I.V.; GÓMEZ, G.O. (coords.). Convergências e transmidiação da ficção televisiva: OBITEL 2010. São Paulo: Globo, 2010.
LOPES, M.I.V.; BREDARIOLI, C.M.M.; ALVES, C.G.; FREIRE, D.O.. Transmediação, plataformas múltiplas, colaboratividade e criatividade na ficção televisiva brasileira. In.: LOPES, M.I.V. (org.). Ficção Televisiva no Brasil: temas e perspectivas. São Paulo: Globo, 2009.
MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L.A.; XAVIER, A.C. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
MÉDOLA, A.S.L.D., REDONDO, L.V.A. Interatividade e pervasividade na produção da ficção televisiva brasileira no mercado digital. 00, São Paulo, 3, dez, 2009.
MOTTER, M.L. Mecanismos de renovação do gênero telenovela – Empréstimos e doações. In.: LOPES, M.I.V. (Org.). Telenovela: internacionalização e interculturalidade. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
ORLANDI, E. Terra à vista! Discurso do confronto: velho e novo mundo. São Paulo, Cortez: Campinas, Editora da Unicamp, 1990.
PRIMO, A. Blogs e seus gêneros: avaliação estatística de 50 blogs em língua portuguesa. Revista MATRIZes, São Paulo, 4, nov. 2010.
PRIMO, A. Os blogs não são diários pessoais online: matriz para a tipificação da blogosfera. Revista FAMECOS, v. 36, 2008.
SCOLARI, C.A. A construção de mundos possíveis se tornou um processo coletivo. Revista MATRIZes. São Paulo, ano 4, nº2, jan/jun. 2011. (Entrevista concedida a Maria Cristina Palma Mungioli)
SCOLARI, C.A. Hipermediaciones: Elementos para una Teoría de la Comunicación Digital Interactiva. Barcelona: Gedisa Editorial, 2008.
SCOLARI, C.A. Transmedia storytelling: Implicit Consumers, Narrative Worlds, and Branding in Contemporary Media Production. International Journal of Communication, n.3, 2009.
TRASEL, M. A vitória de Pirro dos blogs: ubiquidade e dispersão conceitual na web. In: AMARAL, A.; RECUERO, R.; MONTARDO, S. (Orgs). Blogs.Com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .