Até onde vai a convergência?: assistindo à tv norte-americana no Brasil

Autores/as

  • Pedro Peixoto Curi Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

fãs, televisão, convergência midiática

Resumen

Programas de TV norte-americanos podem ser assistidos de qualquer lugar enquanto são transmitidos ou baixados pela internet horas depois. Espectadores fazem isso usando diferentes ferramentas e redes sociais, discutindo o que viram. No Brasil, não é diferente, mas esse mercado global não parece tão inclusivo. Alguns programas possuem paratextos que fãs estrangeiros não conseguem alcançar. Sentindo que estão perdendo parte da história, fãs brasileiros tentam criar novas formas de interagir com esses universos e com outros fãs. Este trabalho procura mostrar como espectadores brasileiros interagem com produtos transmidiáticos e entre eles em um consumo global, com elementos locais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Peixoto Curi, Universidade Federal Fluminense

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense – PPGCOM-UFF.

Citas

CURI, Pedro P.. Fan films: da produção caseira a um cinema especializado. 2010. 142f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Curso de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.

DAVIS, Glyn; DICKINSON, Kay (orgs.). Teen TV: Genre, Consumption, Identity. London: British Film Institute, 2004.

De CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

FISKE, John. (1992) “The cultutal economy of fandom”. In: LEWIS, Lisa A. (org.). The adoring audience: fan culture and popular media, p. 30-49. Londres: Routledge, 1992.

GRAY, Jonathan. Show sold separately: promos, spoilers and other media paratexts. New York: New York University Press, 2010.

HARRINGTON, c. Lee; BIELBY, Denise D.. “Global Fandon/Global Fan Studies”. In: GRAY, Jonathan; SANDVOSS Cornel; HARRINGTON, C. Lee. Fandom: Identities and Communities in a Mediated World, p. 179-197. New York: New York University Press, 2007.

HELLEKSON, Karen; BUSSE, Kristina. Fan fiction and fan communities in the age of the internet. Jefferson: McFarland & Company, 2006.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência: São Paulo: Aleph, 2008.

JENSON, Joli. “Fandom as Pathology: the consequences of characterization”. In: LEWIS, Lisa A. (org.). The adoring audience: fan culture and popular media, p. 9-29. Londres: Routledge, 2001 (1992).

MAIRA, Sunaina e SOEP, Elisabeth (orgs.). Youthscapes: the popular, the national, the global. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2005.

Publicado

2013-12-15

Cómo citar

PEIXOTO CURI, Pedro. Até onde vai a convergência?: assistindo à tv norte-americana no Brasil. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 135–151, 2013. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/166. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Abordagens Multiplataformas

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.