Merchandising social e os códigos da imagem televisiva: a construção de significados na Telenovela

Autores/as

  • Plábio Marcos Martins Desidério UFT

Palabras clave:

merchandising social, códigos, televisão

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar como a imagem televisiva desempenha um papel importante na construção do merchandising social nas telenovelas contemporâneas. Com isso, será utilizada a perspectiva de Martine Joly, fundamentada em Roland Barthes, as discussões proposta pro John Fisk, cujo estudioso ressalta a televisão como um discurso e a abordagem de Stuart Hall sobre codificação e decodificação. Perceber como o merchandising social está presente na imagem televisiva e essa constituída por códigos contribui para aproximar a prática do merchandising social e o público.

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Biografía del autor/a

Plábio Marcos Martins Desidério, UFT

Professor da UFT (Universidade Federal do Tocantins), mestre em sociologia e doutorando em comunicação pela UNB.

Citas

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Cómo citar

MARCOS MARTINS DESIDÉRIO, Plábio. Merchandising social e os códigos da imagem televisiva: a construção de significados na Telenovela. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 82–98, 2010. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/10. Acesso em: 23 nov. 2024.

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