ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DE NICHOS DE MERCADO DE FRANQUIAS TRANSMÍDIA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA PÚBLICOS DISTINTOS, ADJACENTES OU NÃO

Authors

  • Mônica Stein UFSC
  • Gabriela Veiga da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4322/2179-1465.028

Keywords:

Trasmedia Franchise, The Rotfather, Transmedia Products and Services Development, Creative Economy.

Abstract

This paper presents one of the researches inside the G2E [Education and Entertainment Group] from Federal University of Santa Catarina. It studies transmedia franchise market and its licensed products. The approach is to understand how products and services can be developed to direct and indirect consumers. A methodology based on design was created to develop products, and the innovation discussion refers specifically to aspects that can be used to allow implicit or explicit migration. The research bases are consumer fidelity, market segmentation and positioning, and transmedia franchise strategies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mônica Stein, UFSC

Pesquisadora DT do CNPq; Professora DE nos Cursos de Animação e Design da UFSC (desde 2010); Mestre (1997) e Doutora (2003) em Gestão do Design. Estudou no MIT (Massachusetts Institute of Technology) (2001), e na Harvard University (2007). Criou o G2E [Grupo de Educação e Entretenimento] em 2011 para criar e pesquisar o entretenimento transmídia como estratégia econômico criativa para países.

Gabriela Veiga da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Design na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Integrante do G2E [Grupo de Educação e Entretenimento].

References

ABRAL. Uniqlo lança produtos licenciados para público adulto. 2017. Disponível em: <http://abral.org.br/uniqlo-lanca-produtos-licenciados-para-publico-adulto/>. Acesso em: 26 maio 2017.
ARAUJO, Daniela Rezende; REIS, Júnia Maria Leite; SOARES, Eduardo V.. Merchandising no Cinema: Hollywood X Cinema Brasileiro. Revista Eletrônica de Comunicação, São Paulo, v. 5, n. 2, p.1-15, jan. 2008. Disponível em: <http://legacy.unifacef.com.br/rec/ed05/ed05.htm>. Acesso em: 20 ago. 2018.
BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.
BOMFIM, Gustavo A. Metodologia para desenvolvimento de projetos. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 1995.
BULLOCK, Margaret. product design and consumer needs: challenges for the ergonomist. IN: IEA World Conference 1995, 3rd. Latin American Congress, 7th Brazilian Ergonomics Congress, 1995. Rio de Janeiro. Proceedings. Rio de Janeiro: Abergo, 1995.
CATACRA LIVRE. Continuação de “Marias”, série é ampliada e estreia no Canal Sony: Com direção de Vera Egito e Mariana Bastos, a série explora a pluralidade das mulheres. 2016. Disponível em: <https://catracalivre.com.br/entretenimento/continuacao-de-marias-serie-e-ampliada-e-estreia-no-canal-sony/>. Acesso em: 21 mar. 2016.
CELUPPI, M. C.; MEIRELLES, C. R. M. O método projetual de Bonsiepe (1984) e os encontros disciplinares no Brasil. Revista D.: Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade, Porto Alegre, v.10, n. 1, 57-77, 2018.
DENA, C. Transmedia Practice: Theorising the Practice of Expressing a Fictional World Across Distinct Media and Environments. Sidney: University of Sidney, 2009.
GOMEZ, J. Dare to Change. TED Talks (TED x Transmedia). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=p9SlVedmnw4. Acessado em 12 de dezembro de 2015.
GLOBO, Agência O. Marcas Investem em Nostalgia Para Atrair Adultos Com Produtos Licenciados: De boneco de Darth Vader a roupa de cama de Harry Potter, sem medo de vestir a camisa nerd. 2017. Disponível em: <https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/noticia/2017/05/marcas-investem-em-nostalgia-para-atrair-adultos-com-produtos-licenciados.html>. Acesso em: 03 maio 2017.
JENKINS, H. Transmedia storytelling. Moving characters from books to films to videogames can make them stronger and more compelling. Disponível no site Technology Review: http://www. technologyreview.com/biotech/13052. Acessado em 10 de abril de 2014.
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
KOTLER. P.; ARMSTRONG,G.. Princípios De Marketing - 15ª Ed.; NY: Pearson, 2014.
LÖBACH, Brian, Bernd. Brinquedos que marcam época. São Paulo: Edgard Blücher, 2001. 206p.
NETFLIX. Volk-weiss. 2017. Disponível em: <https://www.netflix.com/title/ 80161497>. Acesso em: 20 ago. 2018.
PIZARRO, Ludmilla. Produtos licenciados ganham mercado com público nerd: Associação mostra que a cada dez itens comprados no Brasil, três foram adquiridos por adultos. 2017. Disponível em: <https://www.otempo.com.br/capa/ economia/produtos-licenciados-ganham-mercado-com-p%C3%BAblico-nerd-1.1473545>. Acesso em: 15 maio 2017.
STEIN, A. and EVANS, B. B. An Introduction to the Entertainment Industry. New York: Peter Lang Publishing Inc., 2009.
STEIN, M. O Uso da Estratégia Transmídia e de Licenciamento para o Jogo "The Rotfather” – Uma Ótica Mercadológica para movimentar demais Indústrias Criativas. Proceedings of XIV Sbgames, Industry Track, 2015.
STEIN, M. Relações entre Games e Franquias Transmídia. Até onde o mercado interfere?. Proceedings of XVI Sbgames, Industry Track, 2017.
TEMPO, O. Produtos licenciados ganham mercado com público nerd. 2017. Dispoível em https://www.otempo.com.br/capa/economia/produtos-licenciados-ganham-mercado-com-p%C3%BAblico-nerd-1.1473545. acessado em 16 de maio de 2017.
ZEISER, A. Transmedia Marketing. London: Focal Press, 2015.
ZYSKO, Jefferson. Mcdonald’s Aposta em Entretenimento para Apresentar Novo Sanduiche da Linha Signature. 2017. Disponível em: <http://www.cafecomgalo.com.br/mcdonalds-aposta-em-entretenimento-para-apresentar-novo-sanduiche-da-linha-signature/>. Acesso em: 16 mar. 2017.

Published

2019-04-07

How to Cite

STEIN, Mônica; SILVA, Gabriela Veiga da. ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DE NICHOS DE MERCADO DE FRANQUIAS TRANSMÍDIA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA PÚBLICOS DISTINTOS, ADJACENTES OU NÃO. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 107–120, 2019. DOI: 10.4322/2179-1465.028. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/405. Acesso em: 23 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.