Audiovisual de não-ficção como conteúdo de marca: o caso do filme em 360 graus Amazônia adentro.
DOI:
https://doi.org/10.4322/2179-1465.018Keywords:
audiovisual, novas mídias, vídeoAbstract
O conteúdo de marca, conhecido como branded content, é o entretenimento feito não por um artista, mas por uma marca, vem se constituindo como espaço privilegiado para a recente inserção de filmes de não ficção em 360 graus no mercado audiovisual. Para subsidiar o entendimento de como se insere atualmente o filme de não ficção em 360 graus como conteúdo de marca, analisaremos brevemente o pacote criativo e a narrativa de Amazônia adentro, realizado pela organização transnacional sem fins lucrativos Conservação Internacional.
Downloads
References
ALMAS, ALMIR. Televisão digital terrestre: padrões, modelos e sistemas. São Paulo, Alameda, 2013.
BRITZ, Iafa. Pitching: como apresentar um projeto às distintas partes interessadas. Curso de capacitação para produtores audiovisuais. Seminários Técnicos no Brasil, México e Argentina. Junho-Setembro/2009. Apostila do curso oferecido pelo Centro Latinoamericano de Treinamento e Assessoria Audiovisual, 2009.
CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL. Amazônia adentro. [Filme-vídeo] Youtube, 2017. 11 min. Disponível em <https://goo.gl/o94zXd>. Acessado em: 15/06/2017.
CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL. Conservação Internacional e SC Johnson se unem para proteger 4.046 hectares da Amazônia. Disponível em <https://goo.gl/axT1Df>. Acessado em 22/06/2017.
CONSERVATION INTERNATIONAL. Behind the scenes of Under the canopy. [Filme-vídeo] Youtube, 2017. 3:30 min. Disponível em <https://goo.gl/tue8Cu>. Acessado em: 26/06/2017.
CONSERVATION INTERNATIONAL. Under the canopy. [Filme-vídeo] Youtube, 2017. 11 min. Disponível em <https://goo.gl/Qcq34E>. Acessado em: 15/06/2017.
MACARTHUR FOUNDATION. Conservation and Sustainable Development. Disponível em < https://goo.gl/34VSvG>. Acessado em 27/06/2017.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário; tradução Monica Saddy Martins. Campinas: Papirus, 2005
RUSSO, Francisco. Cinema em realidade virtual a nova fronteira. [S.I] Adoro Cinema, 2017. Disponível em <https://goo.gl/hgyDWz>. Acessado em: 17/06/2017.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo, Cosac Naify, 2006.
YURI, Débora. Digital Branded Content: tempo de contar histórias. Revista Proxxima. São Paulo, SP, Grupo Meio e Mensagem, Número 16 p. 33-40. Março, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.