“Is This The Bronx?”: meios, mediações e a série “The Get Down” na Netflix
DOI:
https://doi.org/10.4322/2179-1465.0901009Keywords:
Cultura digital, ficção seriada, mediação, netflix, hip-hop.Abstract
Este artigo discorre sobre a representação audiovisual do Hip-Hop. A análise centra-se na série "The Get Down" da Netflix. Apresenta-se aqui um breve histórico das mediações estereotipadas do negro no cinema, além de certos tensionamentos que moldam a imagem do Hip-Hop. Um exame que evidencia a marginalização midiática e a simplificação das múltiplas convergências identitárias que modelam o negro e a manifestação. Considerando que a produção audiovisual apresenta a expressão cultural de forma docilizada e introduz outra forma de representar o negro, argumenta-se que a série parece propor uma relativização dos modelos historicamente cristalizados do Hip-Hop.
Downloads
References
CHANG, Jeff; HERC, Kool. Can't stop won't stop: a history of the Hip-Hop culture. New York: St. Martin's Press, 2006.
COOK, Pam. Baz Luhrmann. Londres: Palgrave, 2010.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
HALL, Stuart. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
HALLINAN; Blake, STRIPHAS, Ted. Recommended for you: the Netflix prize and the production of algorithmic culture. Londres: Saga, 2014.
HIPHOP Evolution. Direção: Darby Wheeler. Produção: Darby Wheeler, Sam Dunn e Scot McFadyen. Toronto: HBO Canada, 2016. Streaming (180 min).
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão. São Paulo: Editora Aleph, 2014.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.
LEAL, Sergio. Acorda Hip-Hop: despertando um movimento em transformação. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2005
NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Cia das Letras, 1995
OLSON, Debbie. Black children in Hollywood cinema: Cast In Shadow. Londres. Palgrave, 2017
PEREIRA DE SÁ, Simone. Em busca dos rastros e das materialidades das cenas virtuais. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Manaus: INTERCOM, 2013.
RAMSEY, Guthrie. Race music: black cultures from bebop to Hip-Hop. Berkeley: University of California Press, 2003.
ROSE, Tricia. Black noise: rap music and black culture in contemporary America. Kindle Edition, 2014.
STRANGELOVE, Michael. Post-tv: piracy, cord-cutting, and the future of television. Toronto: University of Toronto Press, 2015
WOLFF, Michael. Televisão é a nova televisão. Globo Livros: São Paulo, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.