A POPULARIZAÇÃO DE PRODUÇÕES ORIGINAIS SOBRE CRIMES REAIS PELA PLATAFORMA DE STREAMING NETFLIX
DOI:
https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2025v16p124-141Palavras-chave:
Crime real, Netflix, Produção originalResumo
Com a chegada dos serviços de streaming e a adequação dos crimes reais a eles, buscou-se neste estudo identificar as principais tendências de produções originais sobre crimes reais pela plataforma de streaming Netflix nos últimos cinco anos. Para isso, foram realizadas pesquisas exploratória-descritiva com abordagens quanti-qualitativa. Desse modo, foram encontradas 152 produções da Netflix sobre crimes reais, em sua maioria, filmes e séries documentais que tratam sobre temas como: massacres e atentados, desaparecimentos, drogas, roubos e golpes, crimes sexuais, assassinatos, serial killers. A plataforma tem produzido sobre crimes que aconteceram não só nos EUA, mas também em diversos países, sejam casos antigos ou mais recentes. Ademais, essas produções têm recebido importantes prêmios e/ou indicações, como Emmys e Globos de Ouro. Com isso, conclui-se que a Netflix se tornou uma das principais referências em produções sobre crimes reais, um papel que no passado era desempenhado pela televisão e pelas mídias impressas.
Downloads
Referências
ACEVEDO, Claudia Rosa; NAVARRO, Maria Victória; DIGNANI, Pietro Henrico Vidal; CATÃO, Bruno Alves. Hábitos e consumo de mídia do consumidor de plataformas de streaming. Revista GEMInIS, v. 12, n. 1, pp. 227-246, jan./abr. 2021.
A GAROTA desaparecida do Vaticano. Direção: Mark Lewis. Netflix, 2022.
ARAGONE, Gabriella de Almeida. O consumo também é em série: a figura do serial Killer como produto midiático. Revista Anagrama, São Paulo, ano 16, v. 2, jul.-dez. 2022.
ARAUJO, Andrei Roberto; SABBAG, Deise Maria Antonio; SILVA, Bruna Daniele de Oliveira; BELAM, Denise Cristina. Classificação de audiovisuais no catálogo da Netflix: transmídias, fandoms, nichos. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 3, e-117698, jul./set. 2022.
BURCHILL, Julie. Netflix and kill. The spectator, marc. 2019.
BURGER, Pamela. The Bloody History of the True Crime Genre. JSTOR Daily, 2016.
CECIL, Dawn K. Fear, Justice, and Modern True Crime. Boulder, CO: Lynne Rienner Publishers website, 2020.
DAHMER, Lionel. A father’s story. 2. ed. USA: Echo Point Books & Media, 2021. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Fathers-Story-Lionel-Dahmer/dp/1648370535/ref=cm_cr_arp_d_product_top?ie=UTF8. Acesso em: 04 jun. 2023.
D. B. Cooper: desaparecimento no ar. Direção: Marina Zenovich. Netflix, 2022.
GODINHO, Maria Inês Almeida. Purificar e destruir no filme ‘22 de julho’: O olhar de Jacques Sémelin. Rev. Estud. Conflito Controle Soc, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p.579-586, mai.-ago. 2021.
ELIZE Matsunaga: era uma vez um crime. Direção: Eliza Capai. Netflix, 2021.
GUEDES, Helena Dubeux. Brutal e Obscuro (BO): um podcast sobre crimes reais. 2022. 125f. Memorial – Faculdade de Comunicação (FAC), Universidade de Brasília (UNB), Brasília/DF, 2022.
HELICH, Tatiana; SICILIANO, Tatiana; MORATELLI, Valmir. Era uma vez um crime: a linguagem documental e o gênero da ficção policial. Zanzalá, v. 7, p. 98-117, 2021.
HOGAN, Shanna et al. O livro do crime. Tradução Maria da Anunciação Rodrigues. 1 ed. Rio de Janeiro: Globo livros, 2023.
JOHNSON, Cameron. Agora – pela primeira vez – você pode ver o que é mais popular na netflix. 2020. Disponível em: https://about.netflix.com/pt_br/news/see-whats-popular-on-netflix . Acesso em: 24 set. 2024.
KENNEDY, Patrick; MAHARAJ, Robyn. Grilling Dahmer: The Interrogation Of "The Milwaukee Cannibal". Denver, Colorado: WildBlue Press, 2021. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Grilling-Dahmer-Interrogation-Milwaukee-Cannibal/dp/1952225647/ref=cm_cr_arp_d_product_top?ie=UTF8. Acesso em 04 jun. 2023.
LUSVARGHI, Luiza. Beasts of No Nation: a África intercultural da Netflix e o futuro do cinema. Rebeca, ano 6, v. 1, jan.-jun. 2017.
MAGALHÃES, Ana Beatriz Diniz; SOUZA JÚNIOR, Armando. plataformas de streaming de vídeo e sua relação com a pirataria. Revista GESTO, v. 10, p. 41-59, 2022.
MELO, Patricia Bandeira de. Histórias que a mídia conta: o discurso sobre o crime violento e o trauma cultural do medo. 2010. 331f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2010.
MOORE, Kasey. Most Popular Docuseries on Netflix Top 10s in 2022. Jan. 2023. Disponível em: https://www.whats-on-netflix.com/what-to-watch/most-popular-docuseries-on-netflix-top-10s-in-2022/. Acesso em: 04 jun. 2023.
NETFLIX. Global Top 10. 2024. Disponível em: <https://www.netflix.com/tudum/top10?week=2021-07-04>. Acesso em: 24 set. 2024.
PENAFRIA, Manuela. Análise de filmes - conceitos e metodologia (s). In: VI Congresso SOPCOM, 2009.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RIOS, Daniel. Fabricando números: uma análise sobre dados de visualização das séries Originais Netflix. Galáxia, São Paulo, v. 47, p. 1-21, 2022.
SCHECHTER, Harold. Serial killers: anatomia do mal. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2013.
SOU um assassino. Netflix, 2018.
SOU um assassino em liberdade. Netflix, 2020.
SPILKER, Hendrik Storstein; COLBJORNSEN, Terje. The dimensions of streaming: toward a typology of an evolving concept. Media, Culture & Society, Vol. 42(7-8), p. 1210 –1225, 2020.
TEIXEIRA, Alex Niche. Televisão, hipercrimes e violências na Modernidade Tardia. In: SANTOS, José Vicente Tavares dos; TEIXEIRA, Alex Niche; RUSSO, Maurício (orgs). Violência e cidadania: práticas sociológicas e compromissos sociais [online]. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2011.
WALTERS, Elizabeth. Netflix originals: the evolution of true crime television. The velvet light trap, n. 88, p. 25-37, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jessica Valeria Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.