PODCAST E ACESSIBILIDADE

APONTAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Podcast, Linguagem radiofônica, Diversidade Sensorial, Mídia Sonora

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo a reflexão analítica sobre as possibilidades de tornar podcasts conteúdos acessíveis ao público sensorialmente diverso, especialmente à comunidade surda e cega. Como eixos de articulação teórica, coteja-se o campo dos estudos da acessibilidade cultural e o marco regulatório da área com uma abordagem das características e funções da linguagem radiofônica, objetivando a contextualização de alternativas de acessibilidade para a podosfera. Metodologicamente, usa recursos da revisão de literatura e entrevistas compreensivas sobre o tema da acessibilidade cultural. Como resultado, ressalta que os podcasts são formas de expressão da linguagem radiofônica que podem e devem ser acessibilizados e apresenta estratégias contributivas a esse processo, como as transcrições, legendagem descritiva e criativa, audiodescrição, janela de Libras, uso de links e hashtags e textos alternativos.

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Biografia do Autor

Elton Bruno Barbosa Pinheiro, Universidade de Brasília

Professor Adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Comunicação
e Sociedade (PPGCom/UnB). Membro dos Grupos de Pesquisa “Observatório da Radiodifusão Pública na
América Latina” (UnB/CNPq) e “Acesso Livre” (UnB/CNPq). Líder do Núcleo de Estudos e Produção Digital em Linguagem Sonora (LabAudio/ FAC/UnB). Integrante do GP Rádio e Mídia Sonora (Intercom) e da Rede RadioJOR (SBPJor).

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

PINHEIRO, Elton Bruno Barbosa. PODCAST E ACESSIBILIDADE: APONTAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 45–66, 2020. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/570. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Redes de Comunicação e Narrativas em Saúde