A LITERATURA REMEDIADA NOS FILMES E SÉRIES SLASHER:
UMA ABORDAGEM INTERMIDIÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2022v13i1p204-220Palavras-chave:
intermidialidade, slasher movie, literatura em cinema e televisãoResumo
o artigo se propõe a investigar os possíveis objetivos dos realizadores de filmes e séries slasher ao fazerem uso da literatura dentro de um subgênero tão essencialmente cinematográfico. Para tanto, serão analisados exemplos presentes em filmes como Halloween: a noite do terror e A hora do pesadelo e na série televisiva Scream. Tal investigação se relaciona com o estudo da intermidialidade, e é fundamentada pelos trabalhos de André Bazin, Lúcia Nagib, Jay David Bolter, Richard Grusin, Harold Bloom e Ágnes Pethö, além das pesquisas de autores que estudam o slasher movie, como Richard Nowell, Jim Harper e Carol J. Clover.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcelo Eduardo Marchi, Alessandro Constantino Gamo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.