A TRAJETÓRIA DA FRANQUIA MIDIÁTICA “SABRINA, THE TEENAGE WITCH” E AS DIFERENTES TRADUÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE MUNDOS FICCIONAIS

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Palavras-chave:

tradução transmídia, narrativa transmídia, expansões

Resumo

As obras midiáticas adquiriram novos formatos como as narrativas transmídia (JENKINS 2009), que se caracterizam pela narrativa desenvolvida por diferentes mídias convergentes e complementares. Segundo Câmara (2018), a transmidiação ocorre por meio de práticas de traduções transmídia de gêneros, formatos e linguagens, conceito considerado pela autora como termo englobante das diferentes denominações utilizadas pelas produtoras: adaptação, sequel, prequel, reboot, remake, entre outros. Para analisar essa prática, selecionamos a franquia “Chilling Adventures of Sabrina”, cuja última expansão foi denominada como reboot. Identificamos de que modo a prática de tradução transmídia expandiu a narrativa matriz e sua relação com os consumidores.

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Biografia do Autor

Daniel Moretto, Universidade de Ribeirão Preto

Graduando em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

Lorena Agda de Melo Alves, Universidade de Ribeirão Preto

Graduando em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

Naiá Sadi Câmara, Universidade de Ribeirão Preto

Pós-doutora em Comunicação e Artes pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

MORETTO, Daniel; DE MELO ALVES, Lorena Agda; SADI CÂMARA, Naiá. A TRAJETÓRIA DA FRANQUIA MIDIÁTICA “SABRINA, THE TEENAGE WITCH” E AS DIFERENTES TRADUÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE MUNDOS FICCIONAIS. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 2, 2020. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/519. Acesso em: 21 nov. 2024.

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